Para a surpresa de zero pessoas, a conclusão da duplicação da BR-470 foi mais uma vez eleita a principal prioridade do Vale do Itajaí. Empresários da região listaram cinco obras e medidas que devem merecer especial atenção dos candidatos a deputado, senador e governador que disputarão as Eleições 2022. Elas constam na cartilha Voz Única, oficialmente lançada nesta quarta-feira (27) pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

O documento colheu sugestões de todas as regiões de Santa Catarina. A infraestrutura dominou a lista de pedidos, concentrando em média 60% das propostas. No Vale não foi diferente. Além da BR-470, com especial apelo para o acesso da rodovia aos municípios, a relação inclui outras intervenções relacionadas à cadeia logística de distribuição. A lista:

1. Conclusão dos trechos de duplicação da BR-470, priorizando o acesso aos municípios;

2. Implantação da pista de cargas do Aeroporto de Navegantes;

Continua depois da publicidade

3. Complementação das obras da Bacia de Evolução do Rio Itajaí-Açu;

4. Extensão do projeto do corredor ferroviário até o Vale do Itajaí;

5. Melhoria na gestão da educação pública, buscando reduzir a evasão escolar.

As quatro primeiras são demandas recorrentes, como a coluna já havia antecipado. A quinta é uma relativa novidade e tem relação com o apagão de mão de obra qualificada enfrentado por vários setores da indústria, um problema que desafia o crescimento da economia.

A região do Vale considerada no levantamento inclui 23 municípios, com população de 1,47 milhão de pessoas. São quase 103 mil empresas que geram 488 mil empregos diretos, segundo o documento. Tem um peso econômico relevante para o Estado, embora muitas de suas demandas historicamente tenham ficado de lado pelos governos.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Surge um novo candidato a prédio mais alto de Blumenau

Prédio de mais de meio século no Centro de Blumenau está à venda

Justiça encerra recuperação judicial de grande empresa têxtil de Blumenau

Hotéis de Blumenau caminham para o melhor ano da história após duro golpe da pandemia

Oktoberfest Blumenau 2022 considera duas opções de local para o parque de diversões

Novo hotel no Centro de Blumenau já tem previsão de inauguração

Destaques do NSC Total