Quando a pandemia de Covid-19 chegou, o engenheiro eletricista William Pereira Rocha, de Blumenau, viu-se trancado em casa com o filho de três anos. Da necessidade de entreter o menino, ele criou um hábito, que agora compartilha pela internet. William desenvolve brinquedos feitos de materiais recicláveis e posta no Instagram o projeto completo para que outros pais e professores possam reproduzir.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

A brincadeira começou com projetos simples, como um jogo da memória. À medida em que o confinamento forçado prolongou-se, surgiram engenhocas mais complexas. Da noiva, que é professora, o pai recebeu auxílio para escolher a brincadeira de acordo com a faixa etária do filho Francisco. Virou “engenheiro com alma de professor”, segundo a companheira.

Em 2022, o cotidiano de criações ganhou a conta de Instagram @engenhocas.criativas. Em fotos e vídeos, os projetos são detalhados, com lista de materiais e passo a passo. Neste ano, os brinquedos recicláveis de William receberam a recomendação do Junho Verde, programação da prefeitura de Blumenau para o mês do Meio Ambiente.

As brincadeiras têm ajudado o Francisco a desenvolver habilidades que facilitam a vida na escola. Mas a principal vantagem, na avaliação do pai, é afetiva:

Continua depois da publicidade

– Essa questão de brincar não exige muito recurso, vai mais da relação de estar brincando. É preciso retomar e resgatar esse tempo que você passa com a criança.

Algumas das engenhocas, como um minielevador, exigem motor, sensores e até programação. Outras dispensam qualquer habilidade prévia.

O importante é brincar.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

A preocupação de Mário Hildebrandt sobre o futuro após a prefeitura de Blumenau

Quanto custaria para Blumenau oferecer ônibus de graça à população

Monumento a Lula em Blumenau segue oculto e vira assunto ingrato

Viaduto estratégico da BR-470 será liberado na próxima semana

Destaques do NSC Total