Inativo desde o início de 2017, o antigo prédio onde funcionou o Besc em Blumenau, na Rua XV de Novembro, tem causado preocupação a vizinhos. Revestimentos que soltam da parede, pichações e ferragens à mostra dão aspecto de abandono ao edifício, que em junho de 2020 foi arrematado em leilão por uma administradora de imóveis paulista. A empresa diz que está aguardando orçamentos para reformar o prédio enquanto não o aluga.

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Sem a movimentação de pessoas, inclusive no estacionamento dos fundos, a Travessa Flores Filho, ao lado do edifício, virou banheiro público. Pelo chão estão espalhados pedaços de revestimento que se soltaram das paredes. O empresário Eric Boeing, que trabalha num edifício vizinho, fotografou um vazamento de água em meados de março.

Pedaços de revestimento estão soltando-se da parede. Foto: Eric Boeing, Arquivo Pessoal
Houve um vazamento de água em meados de março. Foto: Foto: Eric Boeing, Arquivo Pessoal

O prédio abrigou o Besc até que a instituição estadual foi incorporada pelo Banco do Brasil. Em 2017, as atividades do banco federal foram concentradas na outra agência da Rua XV, a poucos metros dali. Após tentativas frustradas de leilão, em 2020 a União vendeu o imóvel para a PM Administradora de imóveis. Segundo Fábio Nakata, funcionário da empresa, os proprietários procuram interessados em locação, mas não descartam a venda.

A construção tem 2,8 mil metros quadrados de área em cinco pavimentos, mais o estacionamento. A administradora procura empresa ou instituição que queira ocupar todo o prédio. Por enquanto, não há negociação em vista.

Continua depois da publicidade

Sobre o estado da construção, Nakata afirmou que a empresa deve iniciar uma recuperação em breve. Ele disse que a administradora aguarda orçamentos para começar as obras. A Defesa Civil de Blumenau disse que irá fazer uma avaliação do local.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

O que o governo Lula cumpriu nas rodovias de SC e o que deixou de entregar

Stammtisch de Blumenau é adiado

Tráfego da BR-470 é desviado em Blumenau para construção de novo viaduto

Último processo eleitoral originado na Tapete Negro, em Blumenau, é arquivado

Destaques do NSC Total