Das 15 obras rodoviárias incluídas pelo Ministério dos Transportes no programa de 100 dias do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 11 estão concluídas. O balanço mostra avanço na duplicação da BR-470 e na pista de concreto da BR-163 e entregas pontuais nas BRs 280 e 282. Atrasaram as melhorias em trevos na 158 e na 282, mais um trecho de duplicação da BR-280.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
O cronograma dos 100 dias havia sido apresentado pelo ministro Renan Filho (MDB) em janeiro. Para a BR-470, ele previa a conclusão de seis obras em estágio avançado, mas com potencial de melhorar o tráfego e a segurança. Entre as entregas mais recentes estão dois trechos de pistas duplicadas: um de 2,5 quilômetros em Indaial (um pouco mais do que o prometido) e outro de 3,7 quilômetros em Navegantes — conectando as pistas duplas até a BR-101.
Tráfego da BR-470 é desviado em Blumenau para construção de novo viaduto
Também ficaram prontos o viaduto de acesso ao bairro Carijós, em Indaial, e acabamentos nos acessos a Ilhota e ao bairro Belchior Baixo, em Gaspar. As quatro obras atrasadas (em vermelho, na tabela abaixo) tinham conclusão programada entre a segunda quinzena de março e a primeira de abril. O DNIT informou que os cronogramas estão sendo revistos nestes casos.
Continua depois da publicidade
Embora não faça parte do cronograma de 100 dias, o viaduto do Badenfurt, em Blumenau, também teve novidades nesta semana. A construção, que é parte do Lote 3, finalmente começou e o trânsito foi desviado para as marginais.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Obra milionária de parque em Blumenau atrai atenção de empreiteiras
Estudantes de Blumenau reivindicam aulas sobre saúde mental
Contra o trauma de Blumenau, autoridades priorizam a sensação antes da segurança
Oktoberfest Blumenau “chama o VAR” para decidir entre Ambev e Heineken