nsc
nsc

TERÇA EM BRASÍLIA

Furb reúne apoio inédito antes de nova reunião no MEC sobre federalização

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
07/03/2022 - 15h55
Entidades, prefeitos e parlamentares dão base à proposta de federalização da Furb.
Entidades, prefeitos e parlamentares dão base à proposta de federalização da Furb. (Foto: Reprodução, Furb)

A reitora da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Marcia Sardá Espindola, volta a Brasília nesta terça-feira (8) para uma nova reunião com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre o projeto de federalização da instituição municipal. 

Ela levará na bolsa o apoio formal de mais de uma dezena de entidades empresariais e de classe da região, além de prefeitos e parlamentares. Um apoio inédito para a bandeira, que no passado já foi vista com desconfiança por parte da comunidade.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp

Na última reunião, em dezembro, o ministro disse a uma comitiva de Blumenau que a proposta teria maiores chances de avançar se houvesse dinheiro no orçamento da União previsto para a iniciativa. 

Agora, os blumenauenses retornarão ao MEC com R$ 40 milhões garantidos por uma emenda do senador Jorginho Mello (PL). O objetivo é dar o passo seguinte e começar a elaboração da proposta técnica. O orçamento anual da Furb beira os R$ 300 milhões.

— Com 40 milhões [de reais] é possível iniciar o processo, mas, também, é necessário garantir a continuidade do movimento — avalia Marcia.

> Leia também: Blumenau lança licitação para caminho alternativo à BR-470, no Badenfurt

A reitora levará a Brasília cartas de apoio de entidades como Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Associação Médica de Blumenau (AMBL), Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve), Câmara de Vereadores de Blumenau, CDL Blumenau; Fórum dos Trabalhadores, Intersindical e União Blumenauense das Associações de Moradores (Uniblam).

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas