O surto de Covid-19 que surpreendeu Blumenau neste início de 2022 levou o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) a cancelar o período de férias que havia programado para o fim do mês. A partir de 17 de janeiro, ele descansaria por duas semanas. Hildebrandt faria um revezamento com a vice, Maria Regina Soar (PSDB), que também interrompeu as férias nesta quarta-feira (5) para retomar a coordenação da campanha de vacinação.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Prefeito, vice, diretores da Saúde e um grupo de secretários reuniram-se nesta tarde para discutir medidas de reação à crise sanitária. Desde segunda-feira (3), o número de atendimentos em ambulatórios e pronto-atendimentos hospitalares disparou. Só na terça foram processados mais de mil testes de Covid-19, com 256 casos positivos. Até o início da tarde desta quarta, o número de atendimentos já passava outra vez dos 500.
Durante o encontro, Hildebrandt pediu que se encontre uma solução para separar a espera dos pacientes que procuram testagem daqueles que vão às unidades receber doses da vacina contra a Covid-19. Especialmente nos ambulatórios gerais, os dois grupos têm se misturado, gerando reclamações. Por enquanto, não há previsão de abertura de novas estruturas para atendimento.
A reunião também discute o futuro da Sommerfest Blumenau, marcada para começar no dia 13 de janeiro. As definições serão divulgadas às 17h.
Continua depois da publicidade
Leia também
Descontrole da Covid-19 transmite a sensação de que SC depende da sorte
Reunião em Blumenau discute reação ao surto de Covid-19 e futuro da Sommerfest
Hospitais de Blumenau têm sobrecarga de atendimentos por síndrome respiratória
Ômicron obrigou Sommerfest Blumenau a suspender shows nacionais e virar restaurante