Uma reunião às 14h desta quarta-feira (5) em Blumenau, com a presença do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), do grupo da Saúde que monitora a Covid-19 e da Secretaria de Turismo e Lazer, definirá a reação do município ao surto da doença observado nos últimos dias. Também será discutida a viabilidade de se promover a Sommerfest, agendada para começar no dia 13 de janeiro.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
A disparada no número de casos e na procura por atendimento em hospitais e ambulatórios gerais surpreendeu a administração municipal. Era previsto um aumento do contágio devido aos encontros familiares no Natal e no Réveillon e às viagens de blumenauenses rumo ao litoral, mas não na intensidade em que ocorreu na terça, com 256 casos novos registrados e 1.010 testes processados.
A linha a ser adotada dependerá do movimento registrado nas unidades de saúde nesta quarta pela manhã. Se a procura por atendimento de pessoas com síndrome respiratória estabilizar, a prefeitura deve manter a estratégia atual, enfatizando a orientação de que os pacientes procurem a unidade do Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais perto de casa. Na avaliação da gestão, as filas nos pronto-atendimentos de hospitais e em alguns dos ambulatórios gerais podem ser evitadas sem acionar novas estruturas.
Se o cenário agravar-se, médicos em férias podem ser convocados a retornar ao trabalho para reforçar os ESFs. Outras medidas serão debatidas na reunião de tarde. No cenário atual, Hildebrandt descarta a reabertura da Central da Covid-19 na Vila Germânica.
Continua depois da publicidade
Sommerfest
Na segunda-feira (5), o prefeito disse, durante uma transmissão ao vivo via redes sociais, que não teria medo de suspender a Sommerfest caso houvesse necessidade devido à pandemia de Covid-19. A Secretaria de Turismo e Lazer organiza a festa normalmente, contratando fornecedores e preparando a Vila Germânica para as seis noites de evento. Porém, a abertura dos portões no dia 13 está condicionada à análise do cenário pandêmico. O secretário Marcelo Greuel participará da reunião das 14h.
Na terça-feira, Hildebrandt esteve em Florianópolis para compromissos no governo do Estado e encontrou o prefeito Gean Loureiro (DEM), que no mesmo dia cancelou o Carnaval da Capital. Os dois conversaram sobre o recrudescimento da pandemia. À noite, o prefeito de Blumenau foi cobrado por cidadãos em redes sociais por manter a Sommerfest em meio ao aumento de casos. Ele respondeu que anunciaria uma decisão nesta quarta.
Leia também
Casos ativos de Covid em Blumenau duplicam em 24 horas e internações em UTI disparam
Hospitais de Blumenau têm sobrecarga de atendimentos por síndrome respiratória
Ômicron obrigou Sommerfest Blumenau a suspender shows nacionais e virar restaurante
Blumenau considera Vila Germânica o local ideal, mas mudará Réveillon de endereço