nsc
hora_de_sc

Pandemia

Florianópolis cancela o Carnaval de 2022

Segundo o prefeito Gean Loureiro, motivo é a incerteza em relação à Covid-19

04/01/2022 - 18h08 - Atualizada em: 04/01/2022 - 19h02

Compartilhe

Luana
Por Luana Amorim
Este é o segundo ano que a festa é cancelada na cidade
Este é o segundo ano que a festa é cancelada na cidade
(Foto: )

Florianópolis cancelou a realização do Carnaval em 2022. O anúncio foi feito pelo prefeito Gean Loureiro nas redes sociais nesta terça-feira (4) e vale tanto para blocos de rua quanto para os tradicionais desfiles das escolas de samba.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O motivo é a incerteza do cenário da pandemia e as emergências públicas e privadas que estão com pressão no atendimento de pacientes. A decisão foi tomada após uma reunião, realizada nesta terça-feira, entre o prefeito e secretários municipais. 

"Para o Carnaval acontecer, o município precisaria já fazer um primeiro pagamento para as escolas se preparem. Em meio a lotações de emergências e procura alta por testes, não faria sentido. Concentrar agora em contratar pessoal temporário e reforçar a testagem", disse o prefeito nas redes sociais. 

> "Enterro da Tristeza" é cancelado em Florianópolis

Além disso, um novo encontro, ainda sem data definida, deve ocorrer nos próximos dias com os responsáveis pelas escolas de samba da Capital. A ideia é que parcerias sejam realizadas no futuro.

A tradicional festa estava programada para começar no dia 25 de fevereiro, uma sexta-feira. Em 2021, o Carnaval também foi cancelado em Florianópolis devido à pandemia da Covid-19.

Em novembro, a prefeitura da Capital chegou a afirmar que a programação para o próximo ano estava mantida, com a festa dos blocos e o desfile na Passarela Nego Quirido. Em outubro, um edital para as inscrições das escolas de samba, inclusive, havia sido lançado, em que todas as oito agremiações tinham se inscrito. 

> Florianópolis inicia mês decisivo para o futuro do Carnaval 2022

Porém, devido ao aumento de casos, ainda em dezembro alguns blocos de rua já haviam cancelado a sua participação no Carnaval deste ano. A edição 2022 do Berbigão do Boca também foi cancelada.

> Berbigão do Boca é cancelado em Florianópolis e fica fora do carnaval 2022

O anúncio do cancelamento do Carnaval ocorre no mesmo dia em que Florianópolis registrou unidades de saúde lotadas por pacientes em busca de atendimento, principalmente com sintomas respiratórios. A cidade também lidera em número de casos ativos da Covid-19 no Estado, com 1.517 pacientes em tratamento para a doença, segundo dados do Painel do Coronavírus do NSC Total. 

A Capital também é o município catarinense com o maior número de casos confirmados da variante Ômicron. Até esta segunda-feira (3), 42 infecções foram identificadas. 

No Rio de Janeiro, a prefeitura também cancelou o Carnaval nesta terça-feira (4). O motivo também foi o atual panorama, com o aumento no número de casos de Covid e a mudança no cenário epidemiológico. 

Leia também: 

SC tem 9 casos suspeitos de 'flurona', infecção de Covid-19 e gripe

Variante Ômicron faz capitais cancelarem Réveillon e Carnaval

Ministério da Saúde define vacinação de crianças contra Covid-19; confira

Carnaval em SC não está autorizado neste momento, diz secretário de Saúde

Colunistas