Marcos Schroeder, dono da concessionária de veículos Tarpan, é o empresário que plantou 70 ipês-amarelos em Blumenau. Se o leitor acompanha a coluna, vai lembrar da história. Com receio de que as autoridades municipais desautorizassem a iniciativa, ele resolveu enfileirar árvores nativas num espaço público sob anonimato. Agora, após uma reunião com o prefeito Mário Hildebrandt, aceitou revelar a identidade e também o local onde uma alameda amarelada surgirá em breve.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
As mudas de ipês estão crescendo desde setembro de 2019 na margem esquerda da Beira-Rio, no Centro, local onde está projetado um passeio com ciclovia ligado à Prainha. Elas foram dispostas entre a Ponte de Ferro e a Prainha. Devem começar a florescer daqui três ou quatro anos. A variedade escolhida possui uma copa frondosa, que se destacará na paisagem.
Antes de distribuir as mudas, Schroeder conversou com o engenheiro que projetou a futura obra do circuito ciliar da Margem Esquerda. Garantiu que as árvores não estarão no caminho das máquinas — por enquanto, ão há previsão para a chegada delas, aliás.
Ao prefeito, Schroeder, que é presidente do Instituto Histórico de Blumenau (IHB), ofereceu apoio para promover a arborização da cidade e saiu da conversa confiante de que as mudas serão preservadas.
Continua depois da publicidade
— O importante é que as pessoas se sintam animadas, incentivadas a plantar — deseja.
Para isso, é essencial que as árvores existentes no espaço urbano sejam tratadas com carinho.
> Cinco ruas de Blumenau que dão exemplo de arborização.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.