nsc
nsc

RUA XV FICOU PEQUENA

Rota de Lazer aos domingos em Blumenau deve ser ampliada; veja as ruas em estudo

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
13/09/2021 - 14h46
Começa a faltar espaço na Rua XV de Novembro aos domingos
Começa a faltar espaço na Rua XV de Novembro aos domingos (Foto: Giovani Seibel, Arquivo pessoal)

A Rua XV de Novembro ficou pequena para a Rota de Lazer promovida aos domingos no Centro de Blumenau. Ciclistas, pedestres, crianças brincando e bichos de estimação disputam espaço na via, principalmente no fim da manhã. De olho na alta adesão, a prefeitura estuda incluir mais ruas no roteiro, contemplando também bairros populosos da cidade.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

No último domingo (12), desde a região do Castelinho até a Praça Doutor Blumenau, centenas de pessoas aproveitaram o dia nublado para passear ou fazer atividade física. O movimento de crianças pequenas entre o vaivém de adultos em bicicletas chegava a provocar sustos. Mesmo sem a Feirinha da Servidão, interrompida pela pandemia, a Floriano Peixoto lotou de mesas e cadeiras diante dos restaurantes animados por um grupo de samba e pagode.

— Se eu tivesse duas Kombis cheias de bicicletas, estaria alugando tudo. Mas não tenho mais espaço para levar. Em vários momentos fiquei sem bicicletas e as pessoas tiveram de esperar — conta o cicloativista Giovani Seibel, que todo domingo aluga bikes na Rua XV.

Segundo o secretário de Cultura e Relações Institucionais, Sylvio Zimmermann (PSDB), o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) já solicitou estudos para ampliar o espaço de lazer, com mais vias interditadas temporariamente ao trânsito de veículos. Cultura e Planejamento Urbano estudam ao menos três opções: incluir a Curt Hering no circuito do Centro e implantar rotas na Hermann Huscher (Garcia) e na Humberto de Campos (Velha). As duas últimas atenderiam especialmente os atletas de fim de semana, corredores ou ciclistas, que precisam de trechos mais longos.

— Quando nós voltamos a fechar a Rua XV aos domingos, anos atrás, muita gente reclamava do trânsito. Hoje está consolidado, as pessoas reclamariam se a gente parasse de fechar — compara Zimmermann.

A escolha dos novos trechos da Rota de Lazer depende da complexidade da operação, uma vez que a Guarda de Trânsito precisa controlar o fluxo de veículos e garantir a segurança. Mas a ampliação é para breve, garante Zimmermann.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Leia também

Pacientes com suspeita de Covid-19 se aglomeram em ambulatório de Blumenau

Duplicação da BR-470: Alesc aprova mais R$ 100 milhões prometidos por Moisés

Nova Curt Hering privilegia o pedestre, mas está mais difícil chegar até lá

Investigação sobre suástica nazista em piscina de SC ganha sobrevida

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas