Um sensor instalado na Rua Antônio da Veiga, em Blumenau, contou durante cinco meses o número de bicicletas que passam por dia pela pequena ciclofaixa da via. O resultado, apresentado nesta semana ao Conselho de Planejamento Urbano, surpreendeu até os cicloativistas. Entre março e agosto de 2020, o equipamento registrou a passagem de 250 ciclistas por dia, em média.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A contagem de bicicletas em Blumenau começou no dia 17 de março, véspera da entrada em vigor dos decretos que impuseram quarentena em Santa Catarina contra o coronavírus. Não fosse o vazio das ruas nos primeiros dias, a média poderia ter sido maior. O pico de movimento foi identificado no dia 21 de maio: 384 bicicletas. 

Os resultados também mostraram picos de ciclistas de manhã cedo e no fim da tarde, sugerindo o uso da bicicleta como veículo de transporte, e não apenas de lazer. A média dos dias de semana é superior à dos fins de semana, inclusive.

— Me surpreendi bastante com esse número, achei bastante alto. Não tínhamos noção. Se tu analisares, é uma ciclofaixa que mal tem 100 metros de comprimento — avalia Giovani Seibel, representantes da ABC Ciclovias no Coplan.

Continua depois da publicidade

Objetivo da ABC Ciclovias é adquirir o sensor
Objetivo da ABC Ciclovias é adquirir o sensor (Foto: Divulgação)

A entidade propôs ao conselho a compra do sensor com dinheiro do Fundo Municipal de Planejamento Urbano para fazer análises em mais ruas de Blumenau e tornar as políticas públicas mais eficazes. Segundo Seibel, a ideia foi bem recebida e deve ser levada à votação em uma próxima reunião. O custo é de aproximadamente R$ 30 mil.

Com o equipamento seria possível medir o movimento de ciclistas antes e depois da implantação de melhorias na infraestrutura para o trânsito de bicicletas. É o caso da Rua 7 de Setembro, que ganhará uma ciclofaixa larga e terá a velocidade máxima dos carros reduzida de 60 km/h para 50 km/h. As obras estão previstas para ocorrer entre o fim deste ano e o início do próximo.

Os defensores da bicicleta garantem que, com segurança e conforto, mais blumenauenses começarão a pedalar. É oportunidade de pôr a tese à prova.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Furb cria conselho com prefeitura, vereadores e Acib para discutir federalização

Continua depois da publicidade

Sergio Moro é uma oportunidade e também um peso para o Podemos de SC

Vai dar para fazer boneco de neve no Natal em Blumenau

Servidora da Assembleia Legislativa de SC sofre acidente de rafting e morre no hospital