nsc
nsc

Mobilidade

Rua 7 de Setembro, em Blumenau, terá ciclofaixa com dois metros de largura

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
24/09/2021 - 09h43
Faixa para ciclistas ficará do lado esquerdo da via
Faixa para ciclistas ficará do lado esquerdo da via (Foto: Evandro de Assis)

A Rua 7 de Setembro, no Centro de Blumenau, finalmente terá um espaço seguro para o tráfego de ciclistas. O projeto de reforma da via, que está sendo finalizado pela prefeitura, prevê uma ciclofaixa de dois metros de largura sobre o asfalto. Hoje, a passagem para bicicletas é compartilhada com os pedestres, em cima da calçada. O trecho de 1,8 quilômetro a ser contemplado fica entre a Rua Amadeu da Luz e a Fonte Luminosa.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Uma via para ciclistas na Rua 7 já vem sendo discutida há muito tempo. A primeira proposta da Secretaria de Planejamento Urbano era posicioná-la entre a calçada e o corredor de ônibus, do lado direito. Mas, para evitar o risco da proximidade entre bicicletas e coletivos, a faixa para ciclistas agora está prevista para o lado esquerdo. 

Para fazer caber a ciclovia, com espaço para fluxo nos dois sentidos, as três pistas de veículos e o corredor de ônibus serão estreitados. Hoje, cada faixa tem 3,5 metros de largura. Elas passarão a ser de três metros. Com isso, a velocidade máxima da 7 de Setembro diminuirá de 60 km/h para 50 km/h. As vagas de estacionamento existentes, perto da Catedral, permanecem. 

A ciclofaixa será separada das demais pistas pelos chamados "segregadores", aqueles tachões altos e pontudos, como na Rua República Argentina. No trecho da Amadeu da Luz até o Terminal da Proeb, a via de ciclistas continua sobre a calçada.

A reforma da via inclui a troca do asfalto e a sinalização, desde o Terminal da Proeb até a Amazonas. No trecho de 412 metros do terminal até a João Pessoa também será implantado um corredor de ônibus do lado direito. O trabalho, que também inclui a Rua São José, está orçado em R$ 2,3 milhões e deve ser executado no período de férias escolares, quando o volume de tráfego diminui em Blumenau.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Documentário europeu celebra Hans Broos, arquiteto que deixou marcas em SC

Hildebrandt turbina segundo mandato em Blumenau com R$ 480 milhões em empréstimos

Salário maior para professores em SC estimula procura por licenciaturas em Blumenau

Aeroporto de Florianópolis terá chafariz de cerveja, Osterbaum e atrações do Vale Europeu

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas