Testes recentes com radares eletrônicos em dois pontos de Blumenau dão ideia de como anda a educação no trânsito da cidade. Numa única esquina do bairro Victor Konder, os equipamentos flagraram mil infrações em apenas três dias. Na Rua Bahia, lombadas eletrônicas num mesmo ponto registraram 100 veículos acima da velocidade permitida por dia, em média.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

No Victor Konder, a Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) e a empresa vencedora da licitação, Focalle Engenharia Viária, testaram sensores de sinal vermelho, faixa de pedestres e velocidade. Não havia sinalização sobre os sensores — que ainda não estão multando. Foram mais de 300 infrações flagradas a cada 24 horas.

Os testes eram parte do processo licitatório, que teve a vitória da Focalle homologada na semana passada. Falta o contrato e depois assinar a ordem de serviço para os equipamentos começarem a ser instalados. No total, 41 faixas de trânsito terão fiscalização de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres. Outras 38, além do sinal e da faixa, vão fiscalizar também a velocidade. Mais 69 faixas serão monitoradas por radares fixos ou lombadas eletrônicas.

Os aparelhos terão sensores de placas e videomonitoramento, que enviarão as informações para o sistema da Central de Controle Operacional (CCO) da Secretaria de Trânsito e Transportes. O contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogado até 60 meses.

Continua depois da publicidade

Leia também

O encontro de Kleinübing e Décio Lima em Brasília

Mutirão vai desapropriar áreas às margens de rodovias em SC

Vestígios de antigo porto em Blumenau são encontrados durante estudos para nova ponte

Blumenau avalia reduzir passagem de ônibus um dia na semana

Destaques do NSC Total