Quatro lombadas eletrônicas surgiram na Rua Bahia na manhã desta quinta-feira (11), quase três anos depois do serviço de fiscalização de velocidade ser interrompido em Blumenau. A instalação dos equipamentos, quase em frente à empresa Censi, começou antes mesmo de concluída a licitação. Trata-se da “prova de conceito” prevista no edital, quando a empresa deve instalar amostras dos aparelhos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Além das quatro faixas da Rua Bahia, será instalado um sensor de semáforo no cruzamento das ruas Antônio da Veiga e Max Hering, no Victor Konder. Os equipamentos, embora aparentes, ainda não estão registrando as infrações. Ou seja, não emitem multas. Quando a operação começar para valer, o município promete comunicar a população previamente.

Além de lombadas eletrônicas, Blumenau está contratando radares fixos e sensores em sinaleiras. No total, 41 faixas de trânsito terão fiscalização de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres. Outras 38, além do sinal e da faixa, vão fiscalizar também a velocidade. Mais 69 faixas serão monitoradas por radares fixos ou lombadas eletrônicas.

Os aparelhos terão sensores de placas e videomonitoramento, que enviarão as informações para o sistema da Central de Controle Operacional (CCO) da Secretaria de Trânsito e Transportes.

Continua depois da publicidade

A Focalle Engenharia Viária, de Florianópolis, apresentou a menor proposta para operar o sistema em Blumenau, de R$ 8 milhões por 12 meses de serviço. Ela já teve os documentos de habilitação homologados e agora precisa comprovar a operação dos modelos in loco. Superada esta fase, a Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) poderá partir para a assinatura do contrato.

O trânsito de Blumenau está sem fiscalização eletrônica desde julho de 2020.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Hospital de Blumenau conquista selo restrito a 1% das casas de saúde no Brasil

Escândalo de manipulação no futebol tem jogador catarinense citado

Duplicação da BR-470 tem o orçamento dobrado em 2023

Blumenau oferece ao Estado solução para dois problemas; mas quer algo em troca