Dois terminais de ônibus de Blumenau terão postos avançados para teste de Covid-19: Aterro e Fonte. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (5) pela prefeitura. A medida procura antecipar diagnósticos para frear o surto de contágio dos últimos dias. Somente nesta quarta foram registrados 366 casos novos.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Mesmo pacientes sem sintomas terão acesso ao teste, do tipo antígeno, que fica pronto em 20 minutos. Quando houver caso positivo, o paciente será encaminhado a uma unidade de saúde para avaliação médica — e para receber o atestado necessário ao isolamento. Os testes começam entre segunda e terça-feira. Serão usados dois ônibus que funcionam como unidades móveis do Procon e do Seterb.
O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) também anunciou a suspensão imedata das férias de todos os servidores da Saúde. Haverá flexibilidade com aqueles que estiverem em viagem. Caso do secretáio Winnetou Krambeck, por exemplo, que está na Alemanha. A vice-prefeita Maria Regina de Souza (PSDB), que estava em férias, já retornou. Hildebrandt cancelou as próprias férias. Ele tiraria duas semanas a partir do dia 17.
Outra medida de reação à explosão de casos de Covid-19 em Blumenau é a volta do agendamento para a dose de reforço da vacina. Nos últimos dias, a procura por vacinação tem gerado aglomerações no interior de ambulatórios gerais. Quem ainda não tomou a primeira dose ou precisa da segunda dose, pode ir direto a uma unidade de saúde.
Continua depois da publicidade
Leia também
Descontrole da Covid-19 transmite a sensação de que SC depende da sorte
Reunião em Blumenau discute reação ao surto de Covid-19 e futuro da Sommerfest
Hospitais de Blumenau têm sobrecarga de atendimentos por síndrome respiratória
Ômicron obrigou Sommerfest Blumenau a suspender shows nacionais e virar restaurante