nsc
nsc

QUAL MARCA?

Viagem marcada não é motivo para escolher vacina contra a Covid-19, diz Vigilância de SC

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
12/06/2021 - 07h00
Blumenau tem sido flexível quando há mais de uma marca à disposição
Blumenau tem sido flexível quando há mais de uma marca à disposição (Foto: Patrick Rodrigues, BD)

A Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Catarina disse nesta sexta-feira (11) que viagem marcada ao Exterior não é motivo para escolher a marca da vacina contra a Covid-19. Todos os catarinenses devem receber o imunizante disponível na hora da aplicação, sem direito a troca. A manifestação do órgão veio em resposta ao procedimento adotado por Blumenau, que tem sido flexível quando há mais de uma marca disponível na central de vacinação da Vila Germânica.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Em nota, a Vigilância enfatiza que “todas as vacinas são seguras e eficazes contra casos graves e óbitos por Covid-19” e pede à população que não atrase a busca pela imunização por qualquer motivo. O texto ainda contesta a necessidade de vacinas específicas para se viajar a países da União Europeia.

“Em nenhum momento é citada por fontes oficiais a exigência de vacinação contra a Covid-19 para entrada nestes países, muito menos a exigência de determinada marca ou laboratório. Portanto, a solicitação de vacinação contra a covid-19 com a alegação de viagem para outros países de pessoas fora dos grupos prioritários ou que façam parte dos grupos prioritários mas que exigem ser vacinada com imunizante de um laboratório específico não pode ser atendida para esta finalidade. Não se deve escolher a vacina. Deve-se escolher a vacinação”.

Em Blumenau, a possibilidade de escolher a vacina é concedida mediante a apresentação de bilhete de passagem já adquirido e comprovante de que o país de destino não reconhece a imunização com determinada marca de vacina. A orientação para quem tem viagem marcada é ligar para a Ouvidoria, no telefone 156, antes de agendar a vacinação.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Leia também

> Empresários de Blumenau com viagem marcada conseguem escolher vacina contra Covid-19.

> Morre o arquiteto alemão que projetou a Catedral de Blumenau.

> Blumenau bota preço na proposta de municipalizar a Pedro Zimmermann.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas