O Figueirense pode ser obrigado a recorrer da queda da Recuperação Extrajudicial. Há uma novidade no entendimento do processo. Foi o que ouvi de juristas nesta semana, na apuração sobre o que o clube vai fazer após a anulação da RE no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, ocorrida na sessão do dia 11. 

Continua depois da publicidade

Justiça anula recuperação extrajudicial do Figueirense

Recuperação Judicial: qual o próximo passo do Figueirense com seus credores

E é uma questão bastante técnica e específica: a SAF do Figueirense ainda não tem dois anos. É o prazo mínimo para que uma SAF entre com pedido de RJ na Justiça. Como o Figueirense já tem dívidas atreladas à Associação e à SAF não seria caminho fazer RJ de um lado e não fazer do outro. 

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Continua depois da publicidade

O Figueirense entraria com uma nova RJ juntando as dívidas da SAF e da Associação conjuntamente como “grupo econômico”. Mas precisa ainda vencer o prazo de dois anos de sua SAF, criada em dezembro de 2021 – portanto, faltam três meses para completar o prazo mínimo. 

Enquanto isso, a decisão agora, até para ganhar tempo e ficar sob proteção da Justiça, provavelmente seria recorrer ao STJ, Superior Tribunal de Justiça, contra a anulação da Recuperação Extrajudicial feita pelo TJSC. Ao mesmo tempo o Figueirense tentaria um novo efeito suspensivo na esfera federal para se proteger das ações de penhora. 

De Jorge Henrique a ex-presidente: saiba quem são os grandes credores do Figueirense

O que ouvi de um jurista que conhece o caso é que “há informações que o clube possa recorrer mais uma vez até porque a SAF (constituída mais recentemente) ainda não poderia entrar em Recuperação Judicial porque não teria dois anos de vida”.

É bom registrar que o Figueirense não se pronunciou sobre o que vai fazer. O clube mantém sigilo sobre o assunto, até por considerar uma questão estratégica. 

Continua depois da publicidade

Entenda a sequência de fatos que envolvem a Recuperação Extrajudicial do Figueirense:

Justiça homologa Recuperação Extrajudicial do Figueirense

Recuperação Extrajudicial do Figueirense em risco na Justiça Catarinense

Figueirense ganha tempo na Justiça Catarinense para reativar Recuperação Extrajudicial

A estratégia do Figueirense para reativar a Recuperação Extrajudicial

Destaques do NSC Total