Acima da discussão sobre a valorização do ponto do Figueirense diante do Guarani – se é ponto somado ou se o empate representa pontos perdidos – tem que haver uma análise sobre o que deu certo e o que deu errado na partida em Campinas.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O que não deu certo na atuação do Figueirense

O primeiro tempo do Figueirense foi muito ruim. O time não conseguia jogar e nem mesmo marcar o Guarani. Tentava sair com ligação direta e bolas longas, mas na verdade devolvia a bola para o adversário e dava muito espaço no meio de campo. O jogo do Guarani ia parar na área do Figueirense o tempo inteiro.

O apelo do torcedor do Figueirense em um dos momentos mais difíceis do clube

Continua depois da publicidade

Bola longa também precisa ser trabalhada. É um recurso que pode ser bastante útil, mas precisa estar muito treinado e definido. Ligação direta não é chutão. O Figueirense também não marcou os volantes do Guarani e não fechou a porta na segunda linha de quatro pelo lado do campo.

Jogar com um a menos é sempre um problema. Jhony Douglas tomou cartão amarelo aos 39 e no lance seguinte fez outra falta para amarelo. Faltou consciência e responsabilidade. E não é a primeira vez. O técnico Pintado falou que vai conversar com o grupo e é uma conversa muito necessária.

Figueirense empata sem gols com Guarani e segue na zona de rebaixamento da Série C

O que foi positivo e serve para a sequência do Figueirense na Série C

A linha de cinco defensiva foi uma boa sacada do técnico Pintado na volta para o segundo tempo. É algo que pode ser pensado para algumas partidas, principalmente fora de casa. O time poderia atuar num 5 4 1.

Confira imagens de Guarani 0 x 0 Figueirense

A linha de cinco reflete em outros dois aspectos positivos da noite do Figueirense em Campinas. O primeiro deles é terminar mais um jogo sem tomar gols. Aos poucos, aquele time que tomava dois ou três gols por partida vai ficando para trás. O segundo ponto é a boa estreia de Roger Felippo, na zaga. Foi firme na marcação e até ajudou na saída de bola.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

E não é possível falar de pontos positivos do Figueirense sem citar a bela atuação de Igo Gabriel. O goleiro defendeu pênalti e fez outras defesas importantes na segunda etapa para garantir o 0 x 0 e aparecer com uma boa sombra para Fabrício, numa briga pela posição que é possível ocorrer nos próximos jogos. Fabrício deve seguir titular, mas sem direito a mais erros.

Sem Neymar, Carlo Ancelotti ganha pontos na convocação da Seleção Brasileira

Por fim, Felipe Augusto de centroavante é uma boa opção às atuações fracas de Kayke e Marlyson. É um jogador que tem movimentação, bom controle de bola, que sabe usar o corpo e que sabe fazer gols.