É difícil reunir em algumas poucas linhas e palavras todos os significados deste Real Madrid x Liverpool da final da Champions League, que vai ser disputada em Paris neste sábado à tarde. É muita história e muito simbolismo dos dois lados.

Continua depois da publicidade

O Real Madrid é quase sinônimo de futebol e sua história materializada, com tantos jogos icônicos, tantas conquistas e tantos craques que vestiram a camisa mais pesada desse esporte encantador. A marca da Champions League se confunde com a marca do futebol merengue e suas absurdas 13 conquistas.

E o roteiro que fez nesta competição foi absolutamente fantástico e inacreditável. Se fosse apenas contado por algum torcedor em uma roda de discussões, muitos não acreditariam. O Real de Vini Jr. e Benzema fez o impossível se tornar realidade desde às oitavas, contra o PSG de Neymar e Mbappé, passando pelas quartas contra o atual campeão, o Chelsea, e depois despachou o City de Guardiola nos últimos minutos de uma semifinal totalmente surreal.

Aliás, a tradição do futebol, vestida de Real Madrid, mandou pra casa cada um dos três projetos mais endinheirados e até um pouco artificiais (Sorry, Guardiola! Nós te amamos mesmo assim!) das duas últimas décadas que tentaram, tentam e continuarão tentando tomar pra si os royalties do futebol mundial, fazendo despejar dinheiro sabe-se lá (ou sabe-se mesmo) de qual origem.

Continua depois da publicidade

O Liverpool é um clube apaixonante por sua torcida. Ou alguém consegue ver “You’ll Never Walk Alone” cantada nas arquibancadas do Anfield e não se apaixonar de bate-pronto? É fantástico e emocionante.

Mas pra muito além disso, o Liverpool carrega consigo a expressão máxima do futebol inglês, do país que inventou essa paixão mundial. Se vencer mais uma, já será o segundo maior ganhador, ao lado do Milan, com sete Champions, e atrás apenas do próprio Real Madrid. É muita coisa.

E como não se encantar com o time de Salah e Jürgen Klopp, que joga o futebol mais agressivo do mundo. Há anos chegando a estas finais gigantes e refazendo a tradição vencedora do clube. Foi uma campanha quase perfeita até a final com 10 vitórias em 12 partidas. Merece muito.

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

O futebol tem alma. A paixão por ele se fortalece e rejuvenesce nestes momentos. Real Madrid e Liverpool entram em campo em Paris para renovar os votos de cada um dos fiéis deste esporte maravilhoso.

Continua depois da publicidade

Stade de France, em Paris, é o palco da final da Champions League 2022
Stade de France, em Paris, é o palco da final da Champions League 2022 (Foto: reprodução/ twitter Uefa Champions League)

Destaques do NSC Total