A pergunta desta sexta-feira é se o Campeonato Catarinense 2025 vai parar depois que o Barra obteve a primeira vitória na Justiça Desportiva. A palavra está com a Federação Catarinense de Futebol, que ainda não se pronunciou oficialmente.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
TJD-SC aceita a denúncia do Barra e Campeonato Catarinense pode ser paralisado
Mas ainda nesta quinta-feira, logo após o julgamento no TJD do futebol de Santa Catarina, conversei nos bastidores com fontes diretas da FCF, que foram unânimes em afirmar que o Catarinense 2025 segue com os jogos que estão marcados para este final de semana entre Santa Catarina x Avaí e Chapecoense x Joinville.
Continua depois da publicidade
Procuradoria do TJD indica manutenção da decisão do presidente contra recurso do Barra
E não é uma questão de afrontar a Justiça Desportiva. A Federação entende que como a questão não foi julgada no mérito e ainda é um processo que vai tramitar no TJD catarinense, ainda não há motivos para parar o campeonato.
Há riscos? Sim, o risco é que o Barra, no futuro, ganhe a causa no seu mérito e a Federação não possa homologar o resultado do Campeonato Catarinense e tenha que refazer quase tudo. Há também o risco do Barra conseguir uma liminar no STJD nesta sexta-feira determinando a paralisação da competição. Mas o fato é que a FCF não vai se antecipar a tudo isso e o Catarinense 2025, no momento, vai seguir.
Confira as datas e horários dos confrontos da semifinal do Campeonato Catarinense
Federação vira ré na ação do Barra
A Federação ainda não foi citada oficialmente pela Justiça Deportiva. Isso deve ocorrer nesta sexta-feira. O Barra fez incluir a FCF como ré no processo e ela vai ter o prazo de três dia para fazer sua manifestação de defesa.
Continua depois da publicidade
Barra volta a pedir paralisação imediata do Catarinense 2025
Qual o futuro do árbitro Braulio Machado após erro bizarro no jogo do Catarinense
O fato é que o julgamento desta quinta-feira deu a primeira vitória ao Barra na Justiça Deportiva, derrubando o “não conhecimento” da semana passada do presidente do TJD, Afonso Buerger. Essa vitória abre o andamento do processo no TJD-SC. Agora ele vai ser analisado no mérito (há erro de direito?) e vai ser julgado. Ainda não há data para isso, mas pode ocorrer na próxima quinta, 13.
Presidente do TJD-SC indefere pedidos do Barra e referenda decisões do árbitro Braulio Machado
Outros clubes vão ser citados e podem fazer parte do processo. São eles o Joinville, o Marcílio Dias, o Caravaggio, o Criciúma e o Santa Catarina. Todos que seriam influenciados por uma decisão final favorável ao Barra.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
O “Braulio Machado” do julgamento
Fato curioso no julgamento desta quinta-feira foi a atitude de um dos auditores, que mudou seu voto durante a discussão da matéria. Em um primeiro momento, o auditor Adilson Alexandre Simas votou com o relator e contra o Barra. Isso ocorreu na abertura do processo de votação dos auditores. Depois de mais alguns votos e argumentações, o auditor fez como Braulio Machado no jogo Caravaggio x Barra e mudou seu voto – “mudei de ideia” – e passou a votar a favor do Barra. O voto dele foi determinante para a vitória do Barra no TJD nesta quinta.







