A CBF abriu novas vagas para a Copa do Brasil 2026 e criou um problema para a Federações. Com competições em andamento ou já finalizadas, e com regulamentos que não previam vagas a mais, as Federações poderiam ter problemas esportivos e políticos para definir quais clubes seriam beneficiados com as vagas e com os recursos, a grana que a Copa do Brasil distribui.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Ramon Abatti Abel, o protagonista da rodada do Campeonato Brasileiro
Era o caso da Federação Catarinense de Futebol. A “quarta vaga” não constava do regulamento do Catarinense 2025, nem mesmo consta do regulamento da Copa Santa Catarina, que está em jogo agora. Na semana passada, publiquei aqui que o presidente Rubens Angelotti tinha a ideia de ainda discutir internamente e definir.
Quem fica com a quarta vaga catarinense na Copa do Brasil 2026?
Continua depois da publicidade
Não foi necessário! A CBF definiu pelas Federações e “matou” a possibilidade de discussões e até contestações jurídicas na briga pela valiosa “quarta vaga” catarinense da Copa do Brasil 2026.
Em ofício encaminhado a todas as Federações Estaduais, a CBF determina que as vagas saem dos Estaduais 2025 já realizados:
“…no uso das atribuições conferidas pelo seu Estatuto Social, a CBF comunica que, exclusivamente para a temporada de 2026, as vagas adicionais para a Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série D 2026 criadas com a publicação do Novo Calendário do Futebol Brasileiro deverão seguir a classificação final do Campeonato Estadual 2025…”
Reclamação do São Paulo contra arbitragem vai parar na Fifa
Com isso, as quatro vagas do futebol catarinense na Copa do Brasil 2026 estão encaminhadas. Duas já estavam definidas, com Avaí e Chapecoense, campeão e vice-campeão do Catarinense 2025, com o Santa Catarina agora definido, como terceiro colocado do Estadual, e com o futuro campeão da Copa Santa Catarina, que está em jogo ainda.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O Barra entra como uma vaga extra e nacional, pois se classificou como campeão da Série D, e o Criciúma está forte na Série B e ainda pode entrar como um dos 20 da elite nacional do ano que vem, se obtiver o acesso este ano, pois todos os times da Série A, a partir da próxima temporada, também têm direito de disputar a Copa do Brasil.






