nsc
nsc

Entrevista

Prédio de Blumenau finalista em prêmio internacional de arquitetura representa vanguarda da cidade

Compartilhe

Fernanda
Por Fernanda Nasser
30/08/2021 - 12h52 - Atualizada em: 30/08/2021 - 13h09
Guilherme Voltolini, engenheiro à frente da Castelo Engenharia
Guilherme Voltolini, engenheiro à frente da Castelo Engenharia (Foto: Divulgação)

O residencial Kaiserstrasse de Blumenau foi indicado para participar do Prêmio Trezzini de Ouro 2021 de Arquitetura e Design. O empreendimento da Castelo Engenharia recebeu a indicação e o convite do diretor do Museu e Fundação Solomon R. Guggenheim, de Nova Iorque, Richard Armstrong, e irá ocorrer na categoria do Melhor Projeto de Imóvel Residencial 2021.

> Acesse para receber notícias do Santa por WhatsApp

Os vencedores do prêmio serão anunciados e premiados em 15 de novembro no Teatro Mikhailovsky, em São Petersburgo, na Rússia.

A coluna bateu um papo com Guilherme Voltolini, que está à frente da construtora para saber um pouco mais sobre o prêmio e o empreendimento.

Confira a entrevista

Como nasceu a ideia de construir o residencial Kaiserstrasse?

A Alameda Rio Branco sempre foi um dos melhores lugares para se morar em Blumenau. Durante muito tempo ela foi comparada à Avenida Paulista, uma rua larga, muito arborizada, com grandes propriedades em estilo europeu e seus exuberantes jardins. A proposta foi fazer uma releitura desse bem morar trabalhando com amplas “casas suspensas”, cada uma contando com o seu terraço, o seu jardim e a sua piscina.

De onde surgiu a escolha do nome?

A escolha do nome foi natural, pois originalmente a Alameda Rio Branco se chamava Kaiserstrasse (Estrada do Imperador).

Qual a previsão de entrega?

A previsão de entrega é novembro de 2023.

Qual o grande diferencial da obra?

O grande diferencial é essa experiência de casa que o projeto proporciona. O terraço, os jardins e a piscina proporcionam uma interação com o ambiente que não é possível nos apartamentos atuais. Curtir um pôr do sol e fazer um happy hour nos terraços do Kaisertrasse será incrível. Além disso cada unidade é única, em tamanho, forma, aberturas, e por esse motivo são totalmente personalizáveis.

Onde o arquiteto buscou inspiração para o projeto?

A grande contribuição da Alencar Arquitetura foi trazer a parametria para atingir a ousada proposta inicial do projeto. Através de algorítmicos matemáticos, que levaram em consideração mais do que a estética a insolação, eles propuseram um escalonamento da estrutura do prédio, atingindo assim na plenitude a proposta inicial do projeto.

Como surgiu o convite para este prêmio internacional?

O diretor do Museu Guggenheim de Nova Iorque, Richard Armstrong, entrou em contato, através das redes sociais, falando que o projeto tinha sido indicado ao Prêmio Trezzini de Ouro 2021, na categoria Melhor Projeto de Imóvel Residencial. Foi uma grande surpresa pois não havíamos inscrito o projeto em nenhum concurso ou premiação.

Na sua opinião, o que definiu a indicação do projeto para estar entre outros escolhidos de todo o mundo?

Penso que a inovação definiu a indicação do projeto, tanto na concepção inicial proposta pela Castelo Engenharia, quanto pelo escalonamento e uso da parametria propostos pela Alencar Arquitetura.

Qual a importância do prêmio para a Castelo?

Blumenau sempre esteve na vanguarda. Nas ciências com o Fritz Muller, nas artes com Elke Hering e Lindolf Bell, nas grandes indústrias, e na arquitetura não foi diferente: temos um acervo considerável de obras Art Déco, incríveis obras modernas tendo como ícone o grande Hans Broos, no paisagismo Burle Marx, e uma Igreja Matriz única.

Essa vocação, esse legado ficou adormecido durante algum tempo, porém ultimamente observamos o início de um movimento de retorno a essas tradições. Com pequenas ações como o tapume em comemoração ao bicentenário do Fritz Muller, a escolha de nomes dos prédios e propostas diferentes nos projetos, a Castelo Engenharia vem tentando contribuir com o resgate ao orgulho desse legado no povo blumenauense e o retorno a essa vanguarda natural de Blumenau.

Esse prêmio significa que nossas pequenas contribuições estão no caminho certo.

Veja fotos do residencial Kaiserstrasse

Residencial Kaiserstrasse está sendo construído na Alameda Rio Branco
Residencial Kaiserstrasse está sendo construído na Alameda Rio Branco
(Foto: )
Área externa do Kaiserstrasse
Área externa do Kaiserstrasse
(Foto: )
Residencial irá concorrer a prêmio internacional
Residencial irá concorrer a prêmio internacional
(Foto: )

Leia também

Bate-papo com Taciane Eichstaedt, diretora de desenvolvimento de produto da Kyly

Bate-papo com Ênio Sardagna, diretor executivo da Audi em Santa Catarina

Um bate-papo com o empresário Ronaldo Baumgarten Jr.

Fernanda Nasser entrevista: Laércio Cadore, cirurgião plástico

Cantor Bryan Behr, de Brusque, conta sua história na música

Bate-papo com Pedro Trauczynski, primeiro médico a fazer cirurgia robótica em SC

Fernanda Nasser

Colunista

Fernanda Nasser

A vida da sociedade catarinense, especialmente do Vale do Itajaí. Fotos e informações das melhores e mais glamourosas festas e de quem é destaque.

siga Fernanda Nasser

Fernanda Nasser

Colunista

Fernanda Nasser

A vida da sociedade catarinense, especialmente do Vale do Itajaí. Fotos e informações das melhores e mais glamourosas festas e de quem é destaque.

siga Fernanda Nasser

Mais colunistas

    Mais colunistas