O dia 2 de novembro, feriado nacional, é dedicado a relembrarmos nossos entes queridos, amigos, parentes e conhecidos que já não estão mais entre nós. Cumpriram a missão nesse plano e, como quer que seja nossa percepção, crença e fé no que virá, ou no que acontece com cada ser depois da morte, permanecem então em nossas memórias, nossos sentimentos e nossas orações.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A frase do poeta mexicano Amado Nervo soa como um alento quando diz que “aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes do que nós e permanecem vivos em nossos corações”. Ao que acrescento, “onde quer que estejam, continuam, de alguma forma, intercedendo por nossas bons pensamentos e propósitos”, segundo aquilo em que acreditamos.

A tradição nos aspectos religiosos e culturais praticados em diversas partes do mundo e que fazem parte de nossa cultura e hábitos, leva os familiares a cuidar dos túmulos e capelas, limpando, reformando e deixando tudo bem asseado, com muitas velas e flores, para a passagem da data.

Dia de Finados: confira o que abre e fecha nas principais cidades de SC

Continua depois da publicidade

Destarte, devemos aproveitar o dia para rezarmos e refletirmos acerca de como estamos pautando nossa vida, uma vez que, a única certeza que todos temos é a morte. O mestre maior, Jesus Cristo, já nos alertara com o “vigiai pois, e ficai atentos, pois não sabeis o dia nem a hora” ou ainda “se o dono da casa soubesse exatamente a que horas viria o ladrão” (Mateus, 25:13 e 43).

Há um provérbio a nos lembrar que “para morrer, basta estar vivo” e outra sentença que nos aponta para “vivermos todos os dias como se fosse o último; um dia a gente acaba acertando”.

Leia outras colunas de Natalino Uggioni

Reflitamos sobre. Um abençoado feriado a todos.

Leia também

Quando cai o feriado de Finados em 2024?

Mais de 1,4 milhão de motoristas devem passar por rodovias de SC no feriadão de Finados

Veja cuidados para evitar proliferação do mosquito da dengue em cemitérios

Santa Catarina recebe quatro repatriados da Cisjordânia

Destaques do NSC Total