No último domingo, dia 29 de outubro, celebramos o Dia Nacional do Livro. Os livros dão asas à imaginação, nos fazem viajar em pensamento e conhecer lugares, cenários e personagens. A data marca a fundação da biblioteca nacional, em 1810. Do poeta Castro Alves lemos: “Bendito o que semeia livros à mãos cheias e manda o povo pensar”.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Circulou nas redes sociais a imagem de uma postagem atribuída ao presidente Lula, com os dizeres: “Um Brasil que ‘distrubui’ livros em lugar de armas”. Em sendo verídica, faltou uma revisão antes da postagem.

Uma boa leitura faz bem para a alma. Vem daí minha insistente defesa por uma boa alfabetização na idade certa, já que, quem lê bem, fala bem e escreve bem. Começo com Platão algumas citações acerca do valor dos livros: “O livro é um mestre que fala mas que não responde”. Acrescento, levam-nos a encontrar respostas para muitas de nossas dúvidas.

Jaraguá do Sul une arte e empreendedorismo em evento e movimenta a economia no Norte de SC

Continua depois da publicidade

Para Olavo Bilac, “Os livros não matam a fome, não suprimem a miséria, não acabam com as desigualdades e com as injustiças do mundo, mas consolam as almas e fazem-nas sonhar”.

Jorge Luiz Borges escreveu: “Há aqueles que não podem imaginar o mundo sem pássaros, há aqueles que não podem imaginar o mundo sem água; ao que me refere, sou incapaz de imaginar o mundo sem livros”.

Leia outras colunas de Natalino Uggioni

Cora Coralina nos brinda com “o saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes”.

Humildade que é a mais inteligente das nossas virtudes. Acerca dela, Blaise Pascal afirmou: “ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender”.

Continua depois da publicidade

Leia também

Natalino Uggioni: Relatório da CPMI de 8 de janeiro

Inflação que guia preços de aluguéis fecha outubro em alta, mas tem queda em 2023

Mudança na Lei de Cotas afeta entrada de estudantes nas universidades de SC

Destaques do NSC Total