A Polícia Civil vai investigar um influenciador que fez ataques à Oktoberfest Blumenau e associou a festa e a população da cidade ao nazismo. O prefeito Egidio Ferrari (PL) publicou um vídeo nesta segunda-feira (27) afirmando que encaminhou a publicação à delegacia regional e que um inquérito será instaurado para apurar os fatos.

Continua depois da publicidade

Os ataques foram feitos por um homem identificado como Tiago Santos, que se apresenta como jornalista. Em um vídeo nas redes sociais, ele acusa a Oktoberfest de ser “a maior festa de nazistas do Brasil”.

Santos também aponta uma suposta “hipocrisia” ao afirmar que a organização recebe recursos do governo federal para fazer a festa. A Oktoberfest Blumenau, na verdade, recebe recursos da Lei Rouanet, um incentivo fiscal para projetos culturais que permite a captação de recursos de pessoas físicas e empresas, que podem deduzir o valor do patrocínio do imposto de renda.

Os ataques provocaram uma onda de indignação. Blumenauenses, autoridades e turistas que visitaram a festa repudiaram as falas.

Continua depois da publicidade