O complexo turístico Cidade Zaandam, que replica em Nova Petrópolis (RS) uma minicidade holandesa, está de malas prontas para Santa Catarina. Os investidores escolheram o estado vizinho como um dos focos para a expansão do negócio no modelo de franquias. Serão unidades menores, no formato de bistrô ou quiosque, do que a que já existe na Serra Gaúcha.
Continua depois da publicidade
Balneário Camboriú será o ponto de partida para o projeto catarinense. A expectativa é que uma unidade seja aberta ainda em 2025 para surfar no movimento de fim de ano, diz o presidente do grupo, Tiago Duarte da Silva. O local já está definido: será no Harmony Boulevard, no Centro da cidade.
O modelo de bistrô vai contemplar todas as refeições do dia, do café da manhã ao jantar. O cardápio terá pratos típicos holandeses, como o stroopwafel, batatão recheado, hamburguer, fondue, bolinha de queijo e almoço executivo, além das cervejarias holandesas Heineken e Amstel.
Depois de Balneário Camboriú, o alvo será Blumenau, onde a Cidade Zaandam já prospectou antes, como antecipou a coluna em 2022. Neste caso, Duarte diz que o local ainda está sendo buscado, mas a ideia é inaugurar já no primeiro trimestre de 2026. Nas duas cidades o franqueado já está definido – são investidores diferentes.
A Cidade Zaandam já vinha desenvolvendo um plano de expansão há mais tempo. Depois de alguns estudos e de uma reestruturação do plano de negócios, o modelo de franquia, com operações menores e retorno mais rápido, surgiu como a melhor alternativa, diz Duarte. Os bistrôs devem ter de 40 a 100 metros quadrados, enquanto os quiosques ficam em torno de 30 metros quadrados.
Continua depois da publicidade
Já há conversas, adiante o executivo, para a instalação de outras unidades em Santa Catarina. Cidades como Itajaí e Pomerode estão no radar. Na Serra Gaúcha, a Cidade Zaandam ficou conhecida por replicar uma minicidade holandesa, com direito a moinho e casinhas típicas coloridas que remetem ao país europeu.
Leia também
Multinacional com unidade em SC começa a produzir tomógrafo de última geração
Blumenau troca sertanejo pelo pagode no show de Réveillon 2026
Fritz Müller terá um novo vizinho em Blumenau
Havan cresce no terceiro trimestre e caminha para novo recorde de faturamento





