A multinacional Philips começou a produzir no Brasil um tomógrafo de última geração, integrado com inteligência artificial. O modelo está sendo feito na fábrica de Varginha (MG). A empresa mantém em Blumenau há mais de 10 anos um centro de desenvolvimento de tecnologia, focado no software Tasy, presente em mais de 2 mil hospitais no Brasil. De certa forma, os sistemas são integráveis.

Continua depois da publicidade

O sistema de tomografia computadorizada, chamado de CT 5300, incorpora inteligência artificial em todas as etapas, da triagem à realização de exames e procedimentos de maior intervenção, oferecendo, segundo a Philips, mais eficiência e precisão aos profissionais de saúde. Ele é indicado principalmente para o cuidado com pacientes cardíacos, mas tem funcionamento amplo, da cabeça aos pés.

A nacionalização da tecnologia de diagnóstico por imagem reforça a estratégia de fortalecer a cadeia produtiva local e ampliar o acesso a inovações médicas no Brasil, informou a empresa. Um dos diferenciais é o fornecimento de imagens de alta qualidade com até 80% menos dose de radiação, 85% menos ruído e 60% mais rastreabilidade de baixo contraste em comparação com a reconstrução convencional.

O CT 5300 também foi projetado para reduzir o consumo de energia. Com a produção em Varginha, a Philips reduz o tempo de entrega e torna o produto mais competitivo no mercado brasileiro. O tomógrafo atenderá tanto o Brasil quanto outros países da América Latina, com a operação conduzida pela equipe multidisciplinar da fábrica de Minas Gerais.

A Philips também já fabrica no país equipamentos de ultrassom e ressonância magnética.

Continua depois da publicidade

Leia também

Blumenau troca sertanejo pelo pagode no show de Réveillon 2026

Fritz Müller terá um novo vizinho em Blumenau

Havan cresce no terceiro trimestre e caminha para novo recorde de faturamento

Construtora entrega prédio em SC com nome de poeta