Confirmada nesta quarta-feira (17), a escolha de Indaial para ser sede de uma nova policlínica regional no Médio Vale do Itajaí é fruto de uma articulação política liderada pelo prefeito Silvio César da Silva (PL), que não agiu sozinho. Nos bastidores, ele contou com um apoio que, internamente, é reconhecido como fundamental: o da secretária de Saúde Jaqueline Mocelin.
Continua depois da publicidade
Nomeada para o cargo em Indaial no início deste ano, Jaqueline já era familiar ao assunto. Ela foi secretária de Saúde de Blumenau em 2024 quando a cidade, primeira alternativa do governo federal, já discutia a possibilidade de instalar a policlínica e também participou das buscas por áreas que pudessem abrigar o investimento. Os terrenos apresentados, no entanto, não foram considerados aptos a atender o projeto do Ministério da Saúde.
Com a sinalização de que Blumenau abriria mão dos recursos, preferindo apostar na reativação do hospital universitário, a cidade vizinha enxergou uma oportunidade e se mobilizou. A prefeitura de Indaial procurou a deputada federal Ana Paula Lima (PT) para se colocar à disposição. Também abriu diálogo com o governo do Estado, que vai gerenciar a construção da policlínica com o recurso da União.
A pauta se desenrolou em poucas semanas. Jaqueline, além de já conhecer o projeto em detalhes, também tem acesso direto ao secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, com quem esteve várias vezes para discutir demandas quando ainda era secretária em Blumenau, entre elas recursos para a manutenção do Hospital Santa Isabel. Isso possibilitou que Indaial, que também tinha a concorrência de Gaspar, encurtasse o caminho.
O sinal verde do Ministério da Saúde, porém, ainda não resolve tudo. A prefeitura de Indaial e o governo do Estado ainda precisam providenciar, nos próximos 20 dias, toda a documentação necessária para que a Caixa Econômica Federal libere o recurso para a construção. A juntada da papelada começou já na noite de quarta.
Continua depois da publicidade
Leia também
Multinacional que produz a batata Pringles amplia fábrica em SC
Empresa de SC abre portas de fábrica e revela segredos da construção de alto luxo
Rede Condor, do Paraná, compra mais cinco supermercados em SC
O fenômeno raro que atingiu o mercado imobiliário de Balneário Camboriú em agosto

