nsc
    nsc

    Cotidiano

    Blumenau está entre as 20 cidades mais conectadas e inteligentes do país, aponta estudo

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    14/09/2020 - 15h16
    Centro de Blumenau
    Centro de Blumenau (Foto: Patrick Rodrigues, BD)

    Blumenau aparece na 19ª posição na mais recente edição do Connected Smart Cities, ranking da consultoria Urban Systems que todos os anos mapeia as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. A liderança nacional é de São Paulo. Florianópolis ficou com a segunda colocação. De Santa Catarina também estão na relação Balneário Camboriú (16ª), Itajaí (18ª), Joinville (23ª), Chapecó (52ª), Jaraguá do Sul (62ª) e Itapema (83º).

    > Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

    O levantamento é composto por 70 indicadores distribuídos em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação, saúde, segurança, energia, governança e economia. A listagem inclui desde a quantidade de automóveis por habitantes até a qualidade do abastecimento de água e do tratamento de esgoto, passando por índices de reciclagem, oferta de banda larga, acesso à internet, trabalhadores formais com nível superior, quantidade de leitos na rede hospitalar, taxa de mortalidade infantil, mortes no trânsito e despesas com educação, entre outros critérios.

    Dentre os eixos, Blumenau se destacou principalmente em economia (12ª posição nacional), governança (19ª) e tecnologia e inovação (também em 19ª). A cidade ainda vai bem nas categorias empreendedorismo (27ª), segurança (49ª), urbanismo (78ª) e saúde (87ª). Mas não repete o mesmo desempenho em duas áreas essenciais, ficando fora do top 100 em educação e mobilidade.

    No total, 673 cidades com mais de 50 mil habitantes foram avaliadas. Apesar de figurar nas 20 primeiras posições, a classificação de Blumenau piorou em relação à edição de 2019 do levantamento. No ano passado, a cidade ocupava o nono lugar geral. O estudo pode ser baixado na íntegra neste link.

    Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas