Blumenau aparece na 19ª posição na mais recente edição do Connected Smart Cities, ranking da consultoria Urban Systems que todos os anos mapeia as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. A liderança nacional é de São Paulo. Florianópolis ficou com a segunda colocação. De Santa Catarina também estão na relação Balneário Camboriú (16ª), Itajaí (18ª), Joinville (23ª), Chapecó (52ª), Jaraguá do Sul (62ª) e Itapema (83º).
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
O levantamento é composto por 70 indicadores distribuídos em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação, saúde, segurança, energia, governança e economia. A listagem inclui desde a quantidade de automóveis por habitantes até a qualidade do abastecimento de água e do tratamento de esgoto, passando por índices de reciclagem, oferta de banda larga, acesso à internet, trabalhadores formais com nível superior, quantidade de leitos na rede hospitalar, taxa de mortalidade infantil, mortes no trânsito e despesas com educação, entre outros critérios.
Dentre os eixos, Blumenau se destacou principalmente em economia (12ª posição nacional), governança (19ª) e tecnologia e inovação (também em 19ª). A cidade ainda vai bem nas categorias empreendedorismo (27ª), segurança (49ª), urbanismo (78ª) e saúde (87ª). Mas não repete o mesmo desempenho em duas áreas essenciais, ficando fora do top 100 em educação e mobilidade.
No total, 673 cidades com mais de 50 mil habitantes foram avaliadas. Apesar de figurar nas 20 primeiras posições, a classificação de Blumenau piorou em relação à edição de 2019 do levantamento. No ano passado, a cidade ocupava o nono lugar geral. O estudo pode ser baixado na íntegra neste link.
Continua depois da publicidade
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.