A prefeitura de Blumenau estuda reativar as estações de pré-embarque de ônibus no Centro da cidade. As estruturas, implantadas na época do antigo Consórcio Siga, representaram um avanço importante para o transporte coletivo por funcionarem como “mini terminais”, facilitando a integração do sistema. Mas perderam o objetivo desde que a Blumob assumiu a operação, em 2017, e hoje na prática são pontos comuns.

Continua depois da publicidade

O prefeito Egidio Ferrari (PL) já havia antecipado à coluna, em entrevista concedida em dezembro, que a pauta estava no radar. O assunto vem sendo tratado internamente entre as secretarias de Trânsito e Transportes e Planejamento Urbano. No momento, discute-se, com análise de custos, se é mais viável reformar as estruturas que já existem, desgastadas pela ação do tempo, ou construir novas.

No planejamento inicial, apurou a coluna, a ideia é reativar primeiro as duas estações na Avenida Beira-Rio. Outras duas, na Rua 7 de Setembro, devem ficar para uma segunda etapa. A ideia é que elas retomem a vocação original, com espaço climatizado e catraca eletrônica, mas com algumas novas tecnologias e acessibilidade para facilitar a vida dos usuários.

Estudos da Secretaria de Trânsito e Transportes indicam que a retomada das estações pode agilizar entre sete e oito minutos o tempo de viagem de algumas linhas de ônibus. Tornar o transporte coletivo mais rápido é um trunfo na tentativa de atrair mais usuários. A prefeitura, no entanto, ainda não tem prazos definidos.

Continua depois da publicidade