Santa Catarina tem uma “belíssima oportunidade” de surfar a onda dos investimentos bilionários no Brasil anunciados recentemente por grandes montadoras de veículos. A avaliação é de Bruno Salmeron, presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria Automotiva da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Ele também é diretor regional do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
Entre o ano passado e o início de 2024, gigantes do setor – a lista inclui Toyota, Stellantis, Volkswagen, BYD e Hyundai, entre outras (veja abaixo) – divulgaram aportes volumosos de recursos para operações no país. Somados a outros projetos já informados anteriormente, os investimentos das montadoras no Brasil na atual década chegam próximo a R$ 100 bilhões, segundo levantamento do Valor Econômico.
Em alguns casos, a expansão é fabril. Em outros, o objetivo é preparar terreno para ampliar a fabricação de veículos híbridos e elétricos.
Com um bem desenvolvido polo metalúrgico, o Estado já é um importante fornecedor para o setor automotivo. Agora, essas novas plataformas de desenvolvimento de veículos devem demandar soluções, peças e ferramentas diferenciadas. Segundo Salmeron, as empresas locais já estão embarcando para pegar carona nesses investimentos, que também impactam produtores de borracha e de outras commodities.
Continua depois da publicidade
— De certa forma isso vai ser “explodido” para toda a cadeia — projeta o dirigente.
Outro ponto que joga a favor do setor em Santa Catarina é o movimento das montadoras em desenvolver fornecedores locais – uma estratégia comumente usada para reduzir custos. O nível de exigência dessas empresas ajuda “a subir a régua” da qualidade e de inovação. Para Salmeron, isso pode contribuir para realçar empresas do Estado em uma “vitrine global”.
Confira investimentos anunciados pelas montadoras
Leia também
Estacionamento em Balneário Camboriú vai dar lugar a novo arranha-céu
Unifique cresce 30% em faturamento e tem lucro de R$ 145 milhões em 2023
Quem são os 33 empresários de SC que já receberam a maior homenagem da indústria no Brasil
Concurso que elege o melhor boteco do Brasil volta a Blumenau com o dobro de concorrentes
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp