Desocupado desde janeiro, o prédio que abrigava o antigo restaurante Thapyoka, no Centro Histórico de Blumenau, vem sofrendo com o vandalismo. O repórter-fotográfico Patrick Rodrigues esteve no local na manhã desta quinta-feira (21) e constatou o mau estado de conservação da estrutura. Imagens mostram que a fiação foi furtada. Há também registros de janelas e telhas quebradas, além de acúmulo de entulhos embaixo da construção.
Continua depois da publicidade
A própria prefeitura reconhece o problema. Em um memorando enviado no dia 25 de julho à Procuradoria Geral do Município, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Walfredo Balistieri, pede urgência na análise da minuta do projeto de lei que prevê uma nova concessão da estrutura na Praça Hercílio Luz.
“Solicitamos especial atenção e urgência na tramitação, considerando que o imóvel está sendo depredado por vândalos, que já furtaram todos os fios de eletricidade do imóvel e que ainda precisa de reparos urgentes”, diz o documento.
Fotos mostram estado atual do imóvel
Este mesmo memorando foi anexado ao projeto de lei, que chegou esta semana à Câmara de Vereadores. A prefeitura precisa do aval dos parlamentares para encaminhar uma nova concessão, que mira, segundo o texto, “a instalação e operação de atividade comercial, especialmente nas áreas de gastronomia, cultura e turismo” em uma área de 2 mil metros quadrados, com 950 metros de área construída distribuídos em dois pavimentos.
Outras condições da concessão, como o prazo, valores de outorga e investimentos exigidos da futura concessionária, serão definidas posteriormente, com a publicação de uma licitação de concorrência. O edital está praticamente pronto e deve ser lançado nos próximos dias, contou Balistieri à coluna.
Continua depois da publicidade
O secretário também disse que o município, depois de tomar conhecimento do vandalismo, reforçou a vigilância no local. Ele estima que a reforma do espaço deve custar algo em torno de R$ 1,5 milhão. O custo deve ser arcado pela empresa vencedora da concessão.
Leia também
Blumenau anuncia “grande festa de aniversário” e jogo com ex-craques do futebol e boxe
Cervejaria de SC vai lançar cerveja que promete “curar” a ressaca
Não é só supermercado: vem aí um novo “atacarejo da construção” em SC



















