nsc
nsc

Negócios

Como uma empresa de Blumenau cresceu na pandemia com aluguel de empilhadeiras

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
10/07/2021 - 08h14 - Atualizada em: 10/07/2021 - 08h16
Ricardo Orikba, CEO da Transpotech: investimento antecipado pela crise
Ricardo Orikba, CEO da Transpotech: investimento antecipado pela crise (Foto: Patrick Rodrigues)

A pandemia antecipou uma aposta de futuro da blumenauense Transpotech. A empresa vende e aluga empilhadeiras utilizadas para movimentar mercadorias principalmente em fábricas. Quando o coronavírus deu as caras e as indústrias reduziram a produção, houve temor com o futuro dos negócios.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

A compensação veio na sequência: o estouro nas vendas pela internet levou grandes companhias a investirem na ampliação de centros de distribuição para atender o crescimento do e-commerce – e as empilhadeiras ajudam nessa organização logística. O segmento de alimentos também contribuiu.

Para atender a demanda, de junho de 2020 para cá a empresa desembolsou R$ 75 milhões na compra de cerca de 370 novas empilhadeiras, de diferentes tamanhos e aplicações, destinadas à locação. A maior parte delas é elétrica. 

O aporte é cinco vezes superior ao investimento anual médio dos últimos anos, revela Ricardo Orikba, CEO da Transpotech. O crescimento da frota estava nos planos, mas veio com alguns anos de antecedência.

— Já ia acontecer, mas (a pandemia) acelerou — diz Orikba.

Além da matriz em Blumenau, a Transpotech já tinha unidades em Joinville, Curitiba (PR), Nova Santa Rita (RS) e Indaiatuba (SP). No último ano, abriu filiais também em Caxias do Sul (RS), Passo Fundo (RS) e Maringá (PR). A empresa fechou o ano com crescimento de 25% e já acumula alta de 33% nas vendas no primeiro semestre de 2021.

Impactos

Julho será um mês importante de discussões sobre a ocupação de espaços e seus impactos na mobilidade urbana de Blumenau. Projetos de quatro grandes empreendimentos imobiliários serão avaliados pela comunidade em audiências públicas já convocadas pela prefeitura. Três deles são residenciais – um no bairro Ponta Aguda e outros dois na Itoupavazinha – e o outro é um centro comercial na região da Mafisa, na Itoupava Central. Construção civil aquecida na cidade.

Na lata

Mais uma cervejaria do Vale Europeu se rendeu às latas. A Cerveja Blumenau lançou dois rótulos em embalagens de 473ml: New England IPA e Wee Heavy. Ambas foram produzidas na nanocervejaria montada dentro da fábrica, que funciona como um espaço de experimentação de receitas. As latas serão o resultado prático deste laboratório de inovação da marca. Os demais estilos tradicionais seguirão sendo comercializados em garrafas.

Identidade

A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí vai mudar de nome a partir de agosto. A entidade que engloba 14 cidades da região passará a se chamar Associação dos Municípios do Vale Europeu. A alteração já havia sido aprovada em assembleia em fevereiro do ano passado, mas vai se consolidar somente agora.

Digital

A rede varejista Koerich transformou o Klab, criado em 2019 para funcionar como um laboratório de inovação para o dia a dia da operação, em uma empresa própria de tecnologia, que passa a integrar o grupo.

Leia também

Compra da Cia. Hering pelo Grupo Soma é aprovada sem restrições pelo Cade​​

Grupo paulista vai pagar R$ 30 milhões por escolas em Blumenau, Joinville e Florianópolis

Beagle recruta executivo ex-Dudalina e Altenburg para comandar a empresa​​​​

Dona de seis shoppings em SC, Almeida Junior pede registro de companhia aberta

​​​​​​Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas