A geração de receita do turismo de Blumenau engatou a quinta marcha em 2025. Entre janeiro e setembro, o faturamento total do setor na cidade somou R$ 241 milhões, alta de cerca de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado é cinco vezes superior à inflação, medida pelo IPCA, acumulada nos últimos 12 meses, de 4,68%. Os dados são da Secretaria da Fazenda e estão compilados no Observatório de Turismo Blumenau, recentemente reformulado pela prefeitura.

Continua depois da publicidade

Os números dos primeiros nove meses de 2025 já se aproximam dos dados consolidados de 2024, quando o setor registrou faturamento anual de R$ 272,1 milhões. E serão inflados até o fim do ano porque ainda entrarão na conta, principalmente, os resultados de outubro, puxados pela histórica 40ª edição da Oktoberfest Blumenau, e dezembro, com a programação de Natal na Vila Germânica.

Na conta do faturamento, estão listados pouco mais de 20 setores ligados ao trade, como agências de viagens, operadores de turismo, hotéis e prestadores de serviços de transporte e atividades culturais, desportivas e recreativas. Os números não contemplam a economia muitas vezes informal que ronda o setor e eventuais estabelecimentos que não estejam cadastrados na base de dados ou não informam seus números. Mas indicam aquecimento.

Leia também

Sindicato questiona termos do acordo da Teka para pagar dívidas: “Trabalhador perde demais”

Prefeito de Blumenau chama um velho conhecido e um ex-adversário para intendências

Continua depois da publicidade

Universidade muda de endereço em Blumenau em busca de espaço para crescer

Hofbräuhaus vai fazer a própria cerveja em Blumenau e terá até loja de souvenires