O Parque Vila Germânica reservou uma agenda no segundo semestre do ano, entre o final de julho e o início de agosto, para o Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau. É pouco provável, hoje, que o evento aconteça entre os dias 10 e 13 de março, como inicialmente previsto. Há dois meses da programação, mesmo com o alento da proximidade da vacina, o cenário da pandemia segue marcado por incertezas em relação a grandes reuniões de público. Dentro da Vila e da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), responsável pela organização, a sensação predominante é de que a exposição será empurrada para frente. A decisão ainda não está oficialmente tomada, mas deve sair na próxima semana, apurou a coluna.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
A possibilidade de adiamento ganha ainda mais força com a confirmação por parte da prefeitura, nesta sexta-feira (15), de que o Setor 1 da Vila Germânica vai concentrar a vacinação contra a Covid-19 a partir do momento em que as primeiras doses chegarem à cidade. O festival está programado para ocorrer nos Setores 2 e 3, este último utilizado como ambulatório de referência para casos suspeitos. No cenário desenhado, faltaria até mesmo espaço físico para a exposição no formato já conhecido. E mesmo se houvesse, o bom senso recomenda, neste momento, a prorrogação.
O martelo precisa ser batido logo por uma questão logística. Decidir muito em cima da hora pela realização pode inviabilizar a produção das cervejarias – os cervejeiros precisam de tempo para providenciar o volume que será levado aos estandes. Por outro lado, garantir o estoque agora para o evento não acontecer na data prevista representa prejuízo. Fontes ouvidas pela coluna dizem que os expositores compreendem uma eventual suspensão da programação e que a vacina é prioridade. Só não querem correr o risco de sofrer perdas.
O adiamento certamente frustraria a expectativa do setor turístico, que ao longo do ano passado enxergava no festival uma espécie de ponto de partida para a retomada do setor de eventos. A agenda de programações da Vila Germânica, aliás, será revisada com a notícia de que o Setor 1 vai centralizar o plano de vacinação. Detalhes deverão ser conhecidos a partir da próxima semana, após o anúncio, na segunda-feira, da estratégia de imunização elaborada pela prefeitura.
Continua depois da publicidade
Concurso mantido
Já o Concurso Brasileiro de Cervejas está mantido. Como se restringe a uma análise de jurados, sem a presença do público, o entendimento da organização é de que é mais fácil garantir a segurança sanitária da competição. Pelo menos 2,3 mil amostras já foram enviadas, segundo a Ablutec. As inscrições terminam na próxima semana. O que vai mudar é a cerimônia de premiação. Em princípio, ela deve acontecer de forma virtual.
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.