O governo de Santa Catarina vai até a Bolsa de Valores atrás de investidores interessados no Aeroporto Regional Humberto Ghizzo, em Jaguaruna, no Sul do Estado. Está marcado para o dia 1º de dezembro, às 14h, na sede da B3, um roadshow para apresentar o projeto de parceria público-privada (PPP) do terminal aéreo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Esse tipo de evento é uma oportunidade para potenciais parceiros conhecerem a proposta e tirarem dúvidas. Para a Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, que lidera as tratativas para a PPP, serve ainda para medir a temperatura e o apetite do mercado. Desses encontros costumam sair ajustes de rota do projeto original, para deixá-lo mais atrativo aos olhos de investidores.

Veja fotos do projeto de modernização do Aeroporto de Jaguaruna

A concessão desenhada pelo Estado prevê a exploração, manutenção e expansão do Aeroporto de Jaguaruna. O contrato, válido por 30 anos, está estimado em cerca de R$ 320 milhões. O roadshow antecede o leilão, que será aberto a consórcios e empresas internacionais e acontecerá na própria B3. As propostas serão conhecidas no dia 7 de fevereiro de 2024, às 14h.

Continua depois da publicidade

Como antecipou a colega Estela Benetti, quem vencer a concessão terá de fazer investimentos na ampliação do terminal de passageiros e alargamento da pista de pouso. O contrato também vai prever manutenções da infraestrutura. Hoje o Aeroporto de Jaguaruna recebe em média 120 mil passageiros por ano, volume que pode subir para 200 mil, segundo projeções do estudo.

Leia também

Regra criada após morte de fã de Taylor Swift já foi adotada na Oktoberfest Blumenau

Gigante têxtil de SC vira sócia de empresa mineira de moda infantil

Oposição larga na frente na corrida eleitoral de Blumenau

Quais são as 20 empresas de SC que mais faturam

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp

Destaques do NSC Total