A Havan teve, em 2024, o melhor ano de sua história em termos de faturamento. A receita bruta atingiu R$ 16 bilhões, alta de 22% na comparação com 2023. A receita operacional líquida foi de 11,8 bilhões, crescimento ainda maior, de 28,8%. O lucro líquido quase dobrou, passando de R$ 1,47 bilhão para R$ 2,69 bilhões, um salto de 82,4%.
Em balanço financeiro, divulgado nesta quinta-feira (20), a rede varejista tratou este último indicador como uma “incrível marca”. Os dados robustos representam uma recuperação em relação ao balanço de 2023, quando a empresa de Luciano Hang havia registrado recuo nas vendas.
A Havan fechou 2024 com 177 lojas. Ao longo do ano, foram cinco inaugurações – Santa Rosa (RS), Manaus (AM), Francisco Beltrão (PR), Joinville e Alta Floresta (MT). A expansão resultou na geração de 500 novos empregos diretos, informou a companhia. Ao todo, a rede soma 882 mil metros quadrados de áreas de vendas, espalhadas por 23 estados e Distrito Federal. A região Sul concentra 92% dos pontos.
Continua depois da publicidade
Para 2025, a empresa mira receita bruta superior a R$ 18 bilhões e planeja chegar a 190 lojas no Brasil, o que representaria pelo menos 12 novas inaugurações. No fim do ano passado, Hang revelou planos de investimentos de R$ 500 milhões para acelerar a expansão no varejo físico. Estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e São Paulo são alguns dos alvos preferenciais.
Quais as maiores empresas de varejo de SC
Fonte: 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2024 – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC)
1
Grupo Pereira (Comper e Fort Atacadista): 16ª posição no ranking (17ª em 2022). Vendas de R$ 13,2 bilhões em 2023 (Foto: Divulgação)
Havan: 17ª posição no ranking (12ª em 2022). Vendas de R$ 12,9 bilhões em 2023 (Foto: Divulgação)
Grupo Koch (Komprão e SuperKoch): 29ª posição no ranking (33ª em 2022). Vendas de R$ 8 bilhões em 2023 (Foto: Divulgação)
Giassi (Giassi e Combo): 66ª posição no ranking (65ª em 2022). Vendas de R$ 3,75 bilhões em 2023 (Foto: Divulgação)
Angeloni (Angeloni e Super A): 69ª posição no ranking (68ª em 2022). Vendas de R$ 3,5 bilhões em 2023 (Foto: Divulgação)
Clamed (Drogaria Catarinense, Preço Popular, Farmagora e Proformula): 77ª posição no ranking (74ª em 2022). Vendas de R$ 2,99 bilhões em 2023 (Foto: Divulgação)
Mundial Mix (Brasil Atacadista e Supermercado Imperatriz): 87ª posição no ranking (81ª em 2022). Vendas de R$ 2,6 bilhões em 2023 (Foto: Divulgação)
Passarela Supermercados: 115ª posição no ranking (142ª em 2022). Vendas de R$ 1,92 bilhão em 2023 (Foto: Divulgação)
Portobello Shop: 136ª posição no ranking (134ª em 2022). Vendas de R$ 1,5 bilhão em 2023 (Foto: Divulgação)
Cassol Centerlar: 163ª posição no ranking (160ª em 2022). Vendas de R$ 1,2 bilhão em 2023 (Foto: Divulgação)
Studio Z: 173ª posição no ranking (164ª em 2022). Vendas de R$ 1,1 bilhão em 2023 (Foto: Divulgação)
Lojas Koerich: 201ª posição no ranking (176ª em 2022). Vendas de R$ 886 milhões em 2023 (Foto: Divulgação)
Rede Top (Supermercados Top e Preceiro): 203ª posição no ranking (193ª em 2022). Vendas de R$ 882 milhões em 2023 (Foto: Divulgação)
Grupo AMC (Colcci e outras marcas): 204ª posição no ranking (190ª em 2022). Vendas de R$ 875 milhões em 2023 (Foto: Divulgação)
Supermercados Archer: 216ª posição no ranking (210ª em 2022). Vendas de R$ 826 milhões em 2023 (Foto: Divulgação)
Berlanda: 235ª posição no ranking (226ª em 2022). Vendas de R$ 691 milhões em 2023 (Foto: Divulgação)
Superviza Supermercados: 241ª posição no ranking (286ª em 2022). Vendas de R$ 679 milhões em 2023 (Foto: Divulgação)
Atacado Joinville (Hipermais): 259ª posição no ranking (238ª em 2022). Vendas de R$ 616 milhões em 2023 (Foto: Divulgação)