Quando o produto é inovador, o ponto de partida para a exportação não necessariamente vem do próprio fabricante. Foi o que aconteceu com a Ralo Linear, empresa de Blumenau que, como o nome sugere, desenvolve ralos de formato linear aplicados em banheiros e áreas que precisam de escoamento de água.
Continua depois da publicidade
Curta Pedro Machado no Facebook
Leia mais notícias de Pedro Machado
Ao expor sua linha na Expo Revestir, uma das principais feiras dos segmentos de decoração e construção civil da América Latina, a companhia chamou a atenção da clientela estrangeira ao ponto de ser praticamente “intimada” a exportar, lembra a diretora-executiva Regina Montandon.
Foi um salto e tanto para uma empresa que nasceu quase por acaso. Salmo Souza, um comerciante de longa data, um dia se deparou com um problema que chegou até o balcão de sua loja. Um cliente havia comprado pisos de porcelanato de grandes dimensões, mas não queria ter de cortar as peças para criar a queda necessária para instalar um ralo comum. Souza, então, desenhou um produto sob medida, na tentativa de resolver o impasse. Funcionou.
Continua depois da publicidade
Em 2009 a invenção, já patenteada, ganharia um importante prêmio de design. Foi a chancela necessária para atestar sua viabilidade comercial. A Ralo Linear foi fundada em 2011 com foco no mercado doméstico. Mas logo diferenciais de sua linha, como facilidade de instalação e eliminação do mau cheiro, comum em modelos mais simples de ralos, despertaram o interesse de um distribuidor com atuação na Costa Rica, que passou a pedir pelo produto.
Mesmo diante da insistência, a empresa não se afobou e seguiu a cartilha dos exportadores de primeira viagem para não correr riscos. Buscou consultoria especializada para se cercar de informações confiáveis, se estruturou para atender as regulamentações técnicas de outros países e mapeou e visitou potenciais destinos onde a aceitação do produto seria mais rápida. Não por acaso, as vendas hoje vão para sete destinos da América Latina, onde o sistema construtivo é mais compatível com o que é adotado no Brasil.
Planejamento inovação e marketing
Sem revelar o faturamento em valores, Regina diz que a Ralo Linear cresceu 65% em 2017 e 61% no primeiro semestre do ano, mesmo com a economia brasileira – e a construção civil – ainda patinando. Para dar conta da demanda, a empresa está expandindo as instalações na fábrica de Blumenau, onde são feitas 14 mil peças por mês. No comércio internacional, a meta é ampliar a fatia das exportações, hoje em 4% das receitas, para 30% em dois anos.
Veja também:
90% das exportadoras de SC vão vender mais para o exterior neste ano e em 2019