Motoristas de Blumenau estão cometendo menos infrações de trânsito, mas isso não necessariamente é sinal de mais prudência ao volante. Sem a vigília das lombadas eletrônicas, desativadas em julho de 2020, ficou mais difícil flagrar excessos de velocidade, ocorrências historicamente mais frequentes no perímetro urbano da cidade. As estatísticas do Detran-SC comprovam.
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Em 2019, quando os equipamentos ainda funcionavam, o órgão contabilizou 100.745 infrações de trânsito nas ruas blumenauenses. Uma em cada quatro havia sido por velocidade 20% acima do permitido. Em 2021, primeiro ano cheio sem a operação das lombadas eletrônicas, o volume total despencou para 58.134 ocorrências. Destas, apenas 2.334 foram cometidas por quem passou pela fiscalização mais rápido do que deveria.
A ausência dos controladores e dos radares portáteis – os famosos “secadores” chegaram a ser proibidos por lei municipal de 2021, mais tarde derrubada pelo Tribunal de Justiça – fez inclusive com que o excesso de velocidade deixasse de ser a infração de trânsito mais recorrente em Blumenau.
O secretário de Trânsito e Transportes, Alexandro Fernandes, admite que a falta dos equipamentos dificulta a fiscalização, mas dá prazo para o “apagão” ser resolvido. Depois de dois anos de estudos e entraves, a licitação para a contratação dos controladores eletrônicos de velocidade está em fase final de elaboração e deve ser publicada em setembro.
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Aliás
Sem lombadas e radares para flagrar casos de abuso de velocidade, o desrespeito à Área azul se tornou a infração de trânsito mais comum em Blumenau. Segundo o Detran-SC, foram 12,1 mil ocorrências no ano passado de estacionamento em desacordo com a regulamentação (veja mais detalhes na tabela a seguir).
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