nsc
nsc

Empresas

Mais uma fábrica de Blumenau prepara mudança para Gaspar

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
25/09/2020 - 10h16 - Atualizada em: 25/09/2020 - 12h54
Color Química
Empresa vai ocupar galpão no bairro Belchior Baixo (Foto: Divulgação)

A Color Química do Brasil, fornecedora de corantes e pigmentos para a indústria têxtil, formalizou nesta semana ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) o pedido de licença ambiental de operação da sua nova fábrica no bairro Belchior Baixo, em Gaspar. É o documento que falta para a empresa iniciar a transferência da unidade de Blumenau, instalada no bairro Passo Manso, para a cidade vizinha.

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

A mudança está definida há mais tempo. Em fevereiro a empresa já havia apresentado o relatório de impacto ambiental do empreendimento em audiência pública. A transferência da sede, justifica a Color Química, vai permitir o aumento da produção de insumos para a indústria têxtil, além de facilitar a distribuição logística.

O diretor Sérgio de Santanna diz que, na nova unidade, a empresa terá condições de dobrar a produção, de mil para 2 mil toneladas de produtos para tinturaria. A expansão também vai abrir vagas no quadro de funcionários – hoje são cerca de 80 e o objetivo é chegar a 120. O projeto inicial previa um investimento de R$ 10 milhões em toda a implantação, valor que inclui reformas em um galpão já existente na Rua Vidal Flávio Dias.

A expectativa de Santanna é de que a licença saia em outubro. O processo de transferência deve levar de 60 a 90 dias. O mais provável é que a operação já esteja funcionando a todo vapor no início de 2021.

Além da Color Química, outra empresa que decidiu trocar Blumenau por Gaspar é a Altona. O motivo é semelhante: na cidade ao lado, a metalúrgica terá mais espaço para crescer. A facilidade para escoar a produção com a duplicação da BR-470 em vias de ser concluída também pesa.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas