A GovBR, empresa de Blumenau que desenvolve softwares de gestão para o setor público e soluções em governança, foi comprada pelo Grupo Volaris, multinacional com sede em Toronto, no Canadá, e negócios em mais de 50 países. A operação foi anunciada nesta quarta-feira (3) e não teve o valor divulgado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A aquisição foi de 100%, apurou a coluna, e as conversas entre as partes começaram alguns anos atrás. O grupo comprador informou que a GovBR continuará como uma unidade de negócios independente dentro da Volaris. O executivo Marcelo Oliveira Lima seguirá no cargo de CEO.
A GovBR foi fundada em 1994, mas carrega na bagagem mais de meio século de história. A empresa é herdeira do Centro Eletrônico da Indústria Têxtil (Cetil), consórcio formado por grandes empresas de Blumenau, entre elas várias das maiores têxteis da cidade, no final da década de 1960.
Criado para processar dados dessas companhias, o Cetil cresceu e se consolidou como uma das maiores empresas de tecnologia da América Latina entre as décadas de 1970 e 1980. A empresa, no entanto, perdeu força com a popularização dos computadores, que levaram clientes a investir em departamentos próprios de informática.
Continua depois da publicidade
A GovBR surgiu abraçando um nicho de mercado – softwares para gestão pública – que era atendido pelo Cetil. Em comunicado, a Valoris ressaltou que a aquisição representa um marco importante para a empresa no Brasil ao aumentar a presença na administração governamental.
“Continuaremos focados em fornecer soluções de software que ajudem os órgãos públicos a melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços”, afirmou Henrique Barreto, representante do grupo no Brasil.
Fundador da GovBR, o empresário Roberto Coelho disse que a Volaris está alinhada ao propósito da companhia de contribuir para melhorar a governança na gestão pública.
“Entrego a eles a empresa com a certeza de que a GovBR estará em boas mãos e que meu sonho se tornará realidade”, destacou no comunicado.
Continua depois da publicidade
Leia também
Empresário de Joinville vai receber a maior honraria da indústria brasileira
Tradicional Festa Nacional da Cachaça volta ao calendário de SC após quatro anos
Heineken sofre derrota na Justiça e Ambev caminha para ficar com a Oktoberfest Blumenau
Blumenau já se movimenta para tirar nova ponte sobre o Rio Itajaí-Açu do papel
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram