Antes mesmo da apresentação da última quarta-feira (26), já tramitava na prefeitura de Blumenau um estudo que analisa os impactos da construção de uma nova ponte no bairro Itoupava Norte. O planejamento prevê que a estrutura, com 140 metros de extensão, componha um binário com a ponte Irineu Bornhausen, que conecta a Rua Santa Catarina à Avenida Lisboa e hoje tem mão dupla – no futuro, ela teria sentido único da Itoupava Norte para a Itoupava Seca, com a nova ponte tendo sentido inverso.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Como parte do processo, a prefeitura declarou de utilidade pública um imóvel localizado em frente à Praça Governador Jorge Lacerda, conhecida por abrigar a estátua que homenageia os sopradores de cristais. A construção existente deve dar lugar a uma das cabeceiras da nova ponte, fazendo a conexão com a Avenida 4 de Fevereiro e a Rua 2 de Setembro. A praça permanecerá no local e será restaurada.

A obra em si é tratada como um complexo viário por prever intervenções e adequações em outras ruas do entorno. O projeto inclui ainda a abertura de uma via projetada entre as ruas Santa Catarina e Alfredo Hering, com sentido duplo – que permitirá o retorno para ambas as pontes – e readequação e implantação de novos passeios e ciclovias, além de uma área específica para contemplação do Rio Itajaí-Açu.

Leia também

O desafio político da presidente eleita da Acib em Blumenau

Continua depois da publicidade

Blumenau já tem uma data para inaugurar o mais novo museu da cidade

Angeloni define data para abrir primeiro atacarejo do grupo em SC

Mercado de trabalho em Blumenau reduz ritmo de novas contratações no primeiro trimestre

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Destaques do NSC Total