O projeto de uma nova ponte sobre o Rio Itajaí-Açu no bairro Itoupava Norte, em Blumenau, inclui a construção de um viaduto sobre a Rua 2 de Setembro. Ele serviria para conectar a nova travessia com a Rua 4 de Fevereiro, onde estão o Guarani Esporte Clube e a Escola João Widemann. O plano de uma passagem superior está no edital de licitação dos projetos prévios, lançado nesta segunda-feira (27) pela prefeitura.

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Uma empresa será contratada para produzir levantamentos, anteprojetos, o estudo de impacto de vizinhança e o estudo ambiental simplificado. O material servirá de base ao projeto executivo da obra. A contratada terá 120 dias para concluir o trabalho a um custo máximo de R$ 293 mil, que serão pagos pelo Fundo Municipal de Planejamento Urbano. As propostas das interessadas serão conhecidas no dia 12 de julho.

O que se vislumbra para a região é um binário com a vizinha ponte Irineu Bornhausen e a Rua Santa Catarina. A travessia mais antiga levaria os veículos do bairro para o Centro e a nova, com 140 metros de comprimento, faria o sentido inverso, desembocando na rua do antigo Cine Mogk, onde há uma praça.

Além da ponte e do viaduto, os estudos devem considerar alças de acesso à Rua 2 de Setembro e uma via que conecte as duas pontes, no lado da Itoupava Seca, servindo de retorno. Neste ponto há necessidade de desapropriar imóveis.

Continua depois da publicidade

Que a comunidade do entorno acompanhe atentamente todo o processo. Blumenau tem um histórico desabonador de discussões tardias sobre a construção de pontes no Itajaí-Açu.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Maternidades de Blumenau terão de informar grávidas que adoção não é crime

Obra do Centro de Convenções de Blumenau começa antes de ato oficial

Quem acreditou na BR-470 com “recursos sobrando” precisa explicar a buraqueira

Hildebrandt ensaia nova parceria com Napoleão em Blumenau quatro anos depois

Destaques do NSC Total