Pouco antes da suspensão temporária da Oktoberfest Blumenau ser oficializada pela prefeitura, uma espécie de carta aberta da organização endereçada aos patrocinadores da festa começou a circular em grupos de WhatsApp no fim da tarde de quinta-feira (5).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Assinado pelo secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, e pelo diretor-geral da Vila Germânica, Guilherme Guenther, o documento justifica as razões da decisão e leva uma mensagem de gratidão e otimismo às empresas que injetam dinheiro e emprestam suas marcas ao evento:
Suspensão da Oktoberfest Blumenau é inédita, coerente e acima de achismos
“A Oktoberfest Blumenau nasceu de uma enchente, e não será essa que diminuirá nosso ânimo de promover a maior e mais emblemática edição de todos os tempos, que será essa de 2023!”, diz um trecho da carta, cuja autenticidade foi confirmada à coluna pela Secretaria de Turismo e Lazer.
Continua depois da publicidade
Na mensagem aos parceiros, a Oktoberfest Blumenau fala da cota de enchente da Vila Germânica, reitera que o foco é a segurança de todos e explica a mobilização para retornar com a festa, se possível, antes do feriado prolongado da próxima semana.
O documento cita ainda que proposta de estender a programação para o dia 29 de outubro foi feita para “ajustar a forte demanda pelo evento” e “garantir os resultados almejados por todos nós”.
A Oktoberfest Blumenau 2023 contabiliza mais de 20 patrocinadores. A receita que vai entrar no caixa da organização neste ano será superior aos R$ 7,3 milhões arrecadados em 2022. São parceiros que estão investindo alto e esperam ter o devido retorno financeiro.
Leia a carta na íntegra
Aos Patrocinadores da Oktoberfest Blumenau
Desafios sempre fizeram parte da história da Oktoberfest e da própria cidade, e desta vez não será diferente. Os modelos metereológicos (todos eles) indicam fortes chuvas na região entre sexta-feira, sábado e domingo, que acompanhados das chuvas dos últimos dias, indicam a ocorrência de enchente em todo Vale do Itajaí, mas com potencial de atingir o Parque Vila Germânica, onde acontece a Oktoberfest.
Continua depois da publicidade
Para que todos entendam, a cota de enchente na Vila Germânica é de aproximadamente 11m, com expectativa de o Rio Itajaí-Açú alcançar entre 11m até 13m. Por isso, tomamos a decisão de suspender a Oktoberfest Blumenau nesta sexta (06/10), sábado (07/10), domingo (08/10) e segunda (09/10); nesta quinta-feira (05/10) a festa ocorre normalmente. Caso não tenhamos impactos ao evento, retornará normalmente já no começo da próxima semana; caso as águas atinjam a Vila Germânica, nossas equipes empreenderão todos os esforços para executar toda a limpeza do local e remobilização da infraestrutura, garantindo a reabertura da festa, se possível, antes da véspera de feriado da próxima semana.
Importante também dizer que, para dirimir eventuais prejuízos aos permissionários e parceiros, a administração irá estender a realização do evento, que terminaria em 22/10, para 29/10 (domingo seguinte), para ajustar a forte demanda pelo evento e forte ocupação da rede hoteleira em toda Santa Catarina, afetadas pelos dias de cancelamento, e garantir os resultados almejados por todos nós, mas focando, por óbvio, primordialmente a segurança de todos.
Pedimos que esta mensagem seja repassada para todos os colaboradores envolvidos no evento, e que todos torçam por nós.
A Oktoberfest Blumenau nasceu de uma enchente, e não será essa que diminuirá nosso ânimo de promover a maior e mais emblemática edição de todos os tempos, que será essa de 2023! Não cansamos de agradecer pela confiança nesse momento. Voltaremos “para arrasar”.
Continua depois da publicidade
Viva a Oktoberfest Blumenau!
Marcelo Greuel
Secretário de Turismo de Blumenau
Guilherme Benno Guenther
Diretor Geral – Oktoberfest Blumenau
Leia também
Angeloni vai transformar lojas de Florianópolis e Balneário Camboriú em atacarejos
VÍDEO: Previsão de enchente esvazia vitrines de rua comercial em Rio do Sul
Oktoberfest Blumenau veta Jair Renan Bolsonaro no palco de abertura
Varejista investe R$ 34 milhões e abre 130 empregos na 61ª loja em SC
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp