Reeleita na segunda-feira (28) em chapa única para um novo mandato de dois anos à frente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), a empresária Christiane Buerger passou o primeiro mandato a limpo e revelou as prioridades da nova gestão em breve entrevista à coluna.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Do ponto de vista institucional, ela lista, do primeiro mandato, a reforma da estrutura da sede, com salas de reuniões e auditórios dedicados a cursos de capacitação voltados aos associados. Na avaliação de Christiane, isso permitiu “trabalhar muito forte” as demandas dos núcleos setoriais da Acib – são 30 ao todo – ligadas a temas como tributação e normas regulamentadoras.

Já pelo lado representativo, a Acib participa de cerca de 30 conselhos municipais, nas mais diversas áreas, e tem marcado presença nos grandes eventos de Blumenau. Essa pulverização, considera a presidente, ajudou a entidade a derrubar um paradigma.

— Existia, no passado, um comentário de que a Acib estava muito distante do associado ou que era para poucas empresas, para as mais tradicionais e maiores. Penso que conseguimos quebrar isso. Hoje temos associados que vão desde um MEI (microempreendedor individual) às grandes industriais — diz.

Continua depois da publicidade

É na atuação política, no entanto, que a atuação da entidade é mais percebida por quem não é associado ou vive o dia a dia empresarial. A Acib tem sido, historicamente, guardiã de bandeiras como infraestrutura logística, em especial à duplicação da BR-470. Com o avanço das obras, a entidade ampliou, ultimamente, o foco nas barragens e nas estruturas de contenções de cheias no Vale do Itajaí.

Nesse levantamento de informações, a entidade, diz a presidente, tem aumentado a cobrança junto ao governo de Santa Catarina para que o Estado cumpra acordos feitos com indígenas – que incluem melhorias de infraestrutura no acesso e dentro das aldeias –, reduzindo o clima de tensão envolvendo a operação e o funcionamento de barragens em períodos de muitas chuvas.

A ascensão do ex-prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt (PL) ao posto de Secretário de Estado da Defesa Civil encurtou alguns caminhos nessa pauta, embora a relação da Acib com o antecessor, coronel Fabiano de Souza, fosse boa, admite Christiane.

— A entrada do Hildebrandt foi importante. Tenho conversas semanais com ele, ele me mantém informado — diz a presidente.

Continua depois da publicidade

Manutenção e inovação

Duas pautas devem ganhar mais força na atuação da Acib nos próximos dois anos. Christiane tem ouvido de associados e empresários um pedido por mais “capricho” na manutenção e na sinalização de Blumenau, em especial nas entradas da cidade.

A entidade também vem monitorando o projeto de Distrito de Inovação e tem demonstrado preocupação com a queda nos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na cidade.

— A educação básica e fundamental. Santa Catarina está decaindo no Ideb. Queremos ajudar a construir com o poder público um modelo melhor — projeta a dirigente.

Mais agilidade no desembaraço de mercadorias em portos, fiscalização do contrato de concessão do tratamento de esgoto em Blumenau, mobilidade urbana e a implantação do Corredor Norte, a partir da Rua Pedro Zimmermann, também estão no radar da entidade.

Continua depois da publicidade

Leia também

FOTOS: Premiado residencial boutique inspirado na Amazônia é lançado em SC

Homenagem fará presidente da Aurora entrar para seleta lista da indústria de SC

Rede compra nove postos de combustíveis de concorrente em Blumenau

Bairro parque de SC terá novo residencial de luxo avaliado em R$ 600 milhões; veja imagens