nsc
nsc

Empreendedorismo

Projeto de lei diminui barreiras para criação de negócios inovadores em Blumenau

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
28/04/2021 - 08h28
Centro de Inovação de Blumenau
Centro de Inovação de Blumenau (Foto: Patrick Rodrigues, Santa)

Blumenau deu importante passo para fomentar ainda mais o empreendedorismo. A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira (27) um projeto de lei que estimula a criação de um ambiente regulatório simplificado para que pequenos negócios experimentem e validem novos produtos e serviços. É o que se convencionou chamar de Regulatory Sandbox, uma analogia a uma caixa de areia que minimizaria riscos de acidentes – neste caso, que ajudaria a evitar que empresas quebrassem antes mesmo de chegar ao mercado.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

O projeto estabelece normas gerais para o funcionamento de zonas de desenvolvimento, inovação e tecnologia. Na prática, cria regras para reduzir a burocracia com documentação jurídica e administrativa e carga tributária, questões que costumam sufocar e muitas vezes “matam” um pequeno negócio logo no nascimento. Essa flexibilidade valeria por um período pré-determinado, que seria usado como laboratório para validar a proposta de negócio.

O texto, proposto pelos vereadores Bruno Cunha (Cidadania) e Emmanuel Tuca (Novo), lista como objetivos da iniciativa, entre outros, aumentar a capacidade de realização de pesquisa científica e tecnológica, incentivar a geração de empregos, diversificar a economia, atrair startups e ampliar a competitividade da economia local. 

O projeto mobilizou entidades e profissionais do ramo, que gravaram um vídeo pedindo aos parlamentares que aprovassem a proposta. Os vereadores autores até compararam o cenário ao Vale do Silício, berço da inovação tecnológica americana, de onde nasceram empresas como Google, Facebook e Apple, entre outras.

– Certamente vai ajudar muito todo o ecossistema de inovação e empreendedorismo – avalia Udo Schroeder, presidente do Centro de Inovação Blumenau (CIB).

Líder do governo, o vereador Marcelo Lanzarin (Podemos) disse que tanto a Procuradoria do Município quanto o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) consideraram a proposta favorável, mas sinalizaram que alguns pontos da matéria deverão ser debatidos e ajustados.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas