O projeto de reforma do Shopping H, no Centro de Blumenau, foi um dos vencedores do American Property Awards, uma das mais prestigiadas premiações do setor imobiliário e da arquitetura das Américas. O reconhecimento veio na categoria Best Retail Architecture Brazil (Melhor Arquitetura de Varejo). Com a conquista na etapa regional, o projeto agora segue para a fase mundial do Internacional Property Awards, que será disputada em janeiro em Londres.
Continua depois da publicidade
A revitalização do tradicional centro de compras no coração da cidade leva a assinatura de uma “prata da casa”: o escritório Mannz Arquitetos Associados, que também é de Blumenau. A empresa foi contratada pelos donos da Rohden, que comprou o shopping em 2021. A proposta inicial previa uma atualização do espaço. Mas, durante o processo, o time viu potencial para ir além, com a ocupação de novas áreas e a criação de uma arquitetura mais humanizada.
— O conceito arquitetônico evoluiu de uma simples modernização para uma requalificação urbana estratégica. O objetivo passou a ser conectar as duas ruas principais do centro histórico de Blumenau (XV de Novembro e Curt Hering), criando uma passagem interna no térreo, confortável e permeável aos pedestres — diz o arquiteto Marcelo Mannrich, um dos sócios do escritório.
Veja como ficou o Shopping H depois da reforma
O projeto incluiu modernização das fachadas e interiores, flexibilidade no layout das lojas – para acomodar tanto pequenas operações quanto âncoras, aumentando as possibilidades de locação – e integração com a cidade. Primeiro espaço do novo Shopping H reaberto ao público, no fim do ano passado, a praça de alimentação ao ar livre se tornou um dos pontos mais frequentados da Rua Curt Hering.
A reforma do Shopping H é fruto de um investimento superior a R$ 30 milhões. Da estrutura original, restaram apenas as escadas rolantes. Em junho, o centro de compras inaugurou a segunda fase, ao adicionar mais 16 lojas no primeiro piso.
Continua depois da publicidade
Organizada por um comitê internacional ligado ao International Property Awards, a American Property Awards tem um júri independente, composto por renomados arquitetos, líderes da indústria, consultores e executivos do mercado imobiliário. Os projetos são avaliados com base em critérios como qualidade arquitetônica, eficiência, inovação, sustentabilidade e contribuição para a vida das pessoas e das cidades.
A seleção reúne todos os anos o que há de mais relevante em inovação, qualidade construtiva, design de interiores e impacto urbano no continente. Realizado desde 1994, virou uma espécie de selo de excelência internacional.
— Ser reconhecido nesse prêmio significa que o projeto ultrapassou padrões regionais e foi considerado relevante e competitivo no cenário internacional — comemora Mannrich.
Além do Shopping H, o escritório também foi premiado com outro projeto, o Alaia, residencial desenvolvido pela Embraed em Balneário Camboriú, na categoria Residential High Rise Architecture Brazil (Arquitetura Residencial de Arranha-céus).
Continua depois da publicidade
Leia também
Dona da Cremer anuncia troca de presidente
Blumenau tem rede de esgoto pronta, mas inoperante, diz gerente do Samae na CPI
Construtora faz a estreia e já projeta mais dois prédios em Itapema










