O secretário de Cultura de Blumenau, Sylvio Zimmermann (PSDB), está de malas prontas para a Europa. Ele vai passar uma curta temporada em Luxemburgo a convite do Partido Reformista da Alternativa Democrática (ADR), sigla de direita liberal daquele país. Zimmermann atuará como uma espécie de assessor parlamentar com vistas às eleições ao Parlamento Europeu, que ocorrem entre os dias 6 e 9 de junho.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

Caberá ao secretário o papel de relações institucionais com eleitores brasileiros e de outros países que falam português que hoje vivem em Luxemburgo. O chamado partiu de representantes do ADR. Ele vai pedir exoneração do atual cargo e deve embarcar rumo ao país já nos próximos dias.

— Eu não me lembro de outro blumenauense que tenha saído daqui para ter um trabalho político em outro país — diz.

Além da função política, Zimmermann terá outro objetivo nesta missão. Ele diz que quer aproximar a Universidade de Luxemburgo com a Furb, abrindo caminho para um convênio que permita o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação das duas instituições.

Continua depois da publicidade

O secretário já vinha fazendo essa articulação internacional. Em maio de 2022, quando ainda ocupava o cargo de vereador, serviu de tradutor para o deputado luxemburguês Sven Clement, que ocupou a tribuna livre da Câmara de Blumenau para falar sobre uma visita a descendentes luxemburgueses que vivem em Santa Catarina.

Segundo Zimmermann, a escolha de seu nome foi chancelada pelo presidente internacional do ADR, Frederic Becker, que tem interesse em aprofundar as relações com o Brasil, em especial Santa Catarina. Também pesou a favor o trabalho que o secretário vinha desenvolvendo na promoção das relações internacionais de Blumenau.

A permanência em Luxemburgo, no entanto, será temporária. Zimmermann retorna ao Brasil logo após o fim das eleições ao Parlamento Europeu, ainda em junho. Ele participará da campanha municipal em Blumenau – o PSDB lançou a vice Maria Regina Soar como pré-candidata à prefeitura – e deve disputar uma vaga na Câmara de Vereadores.

Leia também

Empresas ganham incentivos fiscais para investir R$ 220 milhões em Blumenau e região

Como SC pode pegar carona nos bilhões que montadoras de carros vão investir no Brasil

Estacionamento em Balneário Camboriú vai dar lugar a novo arranha-céu

Unifique cresce 30% em faturamento e tem lucro de R$ 145 milhões em 2023

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp