O mais longevo representante do primeiro escalão da prefeitura de Blumenau vai assumir nova função no governo Egidio Ferrari (PL). O servidor de carreira da Furb, Anderson Rosa, está trocando a secretaria de Administração pela presidência do ISSBlu, instituto que gerencia a aposentadoria dos servidores públicos.
Continua depois da publicidade
Rosa é uma indicação do prefeito, após mudanças na lei que deram autonomia ao chefe do Executivo municipal para a escolha – sob protestos do Sintraseb, o sindicato que representa os servidores públicos de Blumenau. Antes a cadeira era determinada pelo conselho administrativo do ISSBlu, que além de representantes da prefeitura também tinha membros da Furb e do Sintraseb.
A prefeitura formalizou a indicação nesta segunda-feira (23). Rosa já assume a função a partir desta terça (24). Seu substituto na secretaria será definido quando Ferrari voltar da viagem à Ásia.
Rosa assumiu a secretaria de Administração em 2016, no governo Napoleão Bernardes (então no PSDB). Consolidou-se com nome forte na linha de frente da gestão, condição que garantiu a sua permanência no cargo mesmo em meio a duas trocas de governo – Mário Hildebrandt e Ferrari –, e conhece como poucos o funcionamento interno da máquina pública.
Ele também costuma ter participação ativa nas negociações salariais com os servidores públicos – ou seja, conhece bem o Sintraseb e seus representantes. O ISSBlu é um desafio à parte. O órgão precisa encontrar equilíbrio financeiro para garantir os benefícios previstos em lei dos servidores aposentados.
Continua depois da publicidade
Leia também
Loja na Rua XV em Blumenau “encolhe” nome em fachada após notificação
O que diz o diretor da Fórmula 1 no Brasil sobre possível prova em SC
Comitiva negocia compra de aviões e instalação de fábrica chinesa em SC
5 ruas de SC estão entre as 20 mais caras do Brasil para comprar um imóvel; veja lista
