Uma solução alternativa pode agilizar o processo de municipalização do Complexo Esportivo do Sesi em Blumenau. O Estado considera a possibilidade de ceder à Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) alguma área em troca das instalações na Rua Itajaí, avaliadas em R$ 31,3 milhões – valor já aprovado pelo Sesi nacional para a venda. A operação de permuta seria uma saída mais “barata” porque não envolveria repasse direto de recursos para concretizar o negócio.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O deputado estadual Ivan Naatz (PL), que vem levantando a bandeira na Assembleia Legislativa, trouxe a articulação a público ao citar um possível interesse da Fiesc em um imóvel em Chapecó que pertence ao Estado. Procurada pela coluna, a federação, no entanto, disse que não há nenhuma negociação com o governo envolvendo permuta de um terreno na cidade pelo Sesi.

Audiência pela municipalização do Sesi põe à prova influência de Blumenau no governo de SC

Fontes próximas a Jorginho Mello (PL), por outro lado, afirmam que opção de permuta de fato está na mesa. O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) ouviu isso na recente passagem do governador por Blumenau. O Estado mantém a disposição de ajudar a prefeitura a adquirir o espaço em definitivo.

Continua depois da publicidade

Municipalizar o Complexo do Sesi em Blumenau faz parte de uma estratégia maior do turismo

Tudo, porém, ainda é muito incipiente e a engenharia financeira para tirar isso do papel é menos simples do que parece. Ainda faltaria analisar melhor a viabilidade jurídica deste tipo de operação. E também avaliar o valor de mercado do imóvel que poderia ser dado como contrapartida. A ver também qual a disposição da Fiesc em receber algo em troca em vez de dinheiro.

A municipalização do Sesi garantiria a Blumenau, enfim, um estádio de futebol para chamar de seu. Na visão da prefeitura, as instalações também ajudariam a potencializar o turismo de eventos, principalmente esportivos, com o complexo servindo como um braço adicional da Vila Germânica.

Leia também

Shopping de SC vai parar na badalada Times Square em Nova York

Com estreias, Oktoberfest Blumenau confirma 10 cervejarias artesanais, mas ainda há vagas

A outra empresa que também queria a antiga fábrica da Malhasoft em Blumenau

Karsten quer abrir mais lojas e avalia nova filial em Minas Gerais

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp